Muitas mulheres sonham em ter um abdômen sequinho para aumentar sua autoestima e confiança e para isso fazem o que for necessário. Além das dietas e atividades físicas, algumas acabam buscando na cirurgia plástica um caminho para conquistar aquela barriga chapada.
Os procedimentos cirúrgicos realmente podem retirar o excesso de gordura da barriga, diminuir a flacidez e a gordura localizada. Mas devem ser sempre indicados e realizados por cirurgiões plásticos da sua confiança. Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, vamos falar um pouco neste post sobre as cirurgias mais indicadas para este fim: abdominoplastia e lipoaspiração.
A abdominoplastia é uma cirurgia que consiste em uma incisão abaixo do umbigo, na altura da cicatriz da cesárea. O corte pode se estender até a parte lateral, nos ossos da cintura. A partir daí a pele é descolada até a região superior e tracionada para baixo, sendo possível retirar o excesso de pele.
Então, é feita uma manobra cirúrgica chamada plicatura para aproximar a musculatura do abdômen, melhorando a definição da cintura e diminuindo a curvatura da barriga. O umbigo, que vai junto quando a pele é puxada para baixo. Além de ser reposicionado na pele mais acima, para ficar no lugar correto. A cicatriz do umbigo, quando bem feita, quase não aparece, já que os pontos são dados dentro dele.
Vale ressaltar que, a plástica de abdômen terá melhor resultado estético se a mulher estiver no seu peso ideal ou bem próximo deste, de modo que todo o excesso de pele possa ser retirado.
Para dar um melhor aspecto à barriga, o procedimento não apenas diminui a flacidez e a gordura localizada. Mas também reforça os músculos abdominais verticais distendidos e enfraquecidos por fatores como:
Sendo assim, o resultado final da abdominoplastia é um abdômen mais firme e mais plano. O que não deve ser confundido com emagrecimento, uma vez que é feita apenas a remoção do tecido abundante da área.
A abdominoplastia possui alguns tipos e a indicação de cada um deles vai de acordo com a silhueta e o objetivo de cada paciente, Vamos conhecê-los abaixo:
Abdominoplastia clássica: Também chamada de dermolipectomia abdominal, o procedimento cirúrgico visa remover:
Estes fatores que ocorrem após alterações acentuadas de peso. Pode ser realizada tanto na porção inferior, quanto na porção superior da barriga.
Abdominoplastia extensa: O princípio da técnica é parecido com a abdominoplastia clássica (remoção de flacidez e sobras de pele na parte inferior e superior da barriga). Porém, na abdominoplastia extensa também são removidos os excessos gordurosos nas laterais da barriga. O que oferece um aspecto mais equilibrado ao abdômen.
Miniabdominoplastia: É a mesma técnica da abdominoplastia. Porém numa versão reduzida. Normalmente, é procurada por quem possui uma quantidade pequena de flacidez na barriga, sem apresentar muitas sobras de pele. Sua realização é indicada apenas para a porção inferior do abdômen.
A lipo, apesar de ser considerada um pouco menos invasiva, também é um procedimento cirúrgico e deve ser feita por um cirurgião plástico capacitado, no bloco cirúrgico. Com o intuito de retirar o excesso de gorduras localizadas, a lipoaspiração ajuda a melhorar o contorno corporal.
Associar a lipoaspiração à abdominoplastia é uma maneira de realçar a nova silhueta. A técnica aplicada no dorso e na cintura melhora bastante os resultados com uma melhor definição da cintura. Somente a porção anterior do abdômen não pode ser lipoaspirada simultaneamente.
A união dos dois procedimentos também ajuda a minimizar as estrias e as celulites, principalmente as que estão localizadas na parte inferior do umbigo. Já as que ficam acima dele não saem. Mas são deslocadas para a região inferior, ficando menos visíveis. A cirurgia melhora o aspecto da celulite por deixar a pele mais esticada, porém ela não trata esse tipo de problema.
O benefício de se associar as duas cirurgias é que se pode conseguir um contorno corporal do tronco mais definido. Muitas vezes, quando se realiza apenas a abdominoplastia, pode sobrar gordura em áreas onde não se retirou o excesso de pele.
Outro benefício é que a lipoaspiração pode facilitar a retirada de mais pele pendente e ajudar a ter uma cicatriz de menor tamanho. Vale lembrar que, a cirurgia não tem por objetivo perder peso. E o tamanho da cicatriz pode variar conforme a necessidade do paciente e a técnica utilizada, como por exemplo:
A recuperação após a cirurgia de abdominoplastia, geralmente acontece em cerca de 60 dias depois de realizado todo o procedimento cirúrgico. Durante este tempo, é completamente normal o paciente ter alguns inchaços, que são aliviados com o uso da cinta modeladora. Os cuidados com exercícios físicos e repouso também contribuem para uma boa recuperação, mas para acelerar esse processo e garantir o melhor resultado da cirurgia, a alimentação também é muito importante.
Consuma muitas frutas e legumes, e beba muita água. Evite alimentos industrializados, doces, bebidas alcoólicas e fumo. Com estes cuidados você terá uma recuperação muito melhor e mais saudável e estará cada vez mais próximo de conquistar um abdômen sequinho.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte