Quer conhecer algumas dicas de rinoplastia? Este texto vai te ajudar muito!
Vamos começar entendendo o que é esta cirurgia?
Rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz e existem inúmeras possibilidades, como por exemplo, aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea. Precisamente, as alterações causadas por determinadas lesões, como trauma ou distúrbios respiratórios da infância, que resultam em um nariz assimétrico ou torcido, podem ser corrigidas por meio de uma rinoplastia.
Embora seja muito comum recorrer a este tratamento por seus efeitos estéticos, a rinoplastia pode ajudar também a melhorar sua função respiratória e qualidade de vida. Com esta técnica é possível realizar uma série de mudanças no nariz, tornando o rosto mais harmonioso.
Exibir um nariz que harmoniza com o formato do rosto faz parte do desejo de muitas pessoas quando o assunto é atingir o ideal de beleza. Muitos procuram um cirurgião plástico com a intenção de ter um nariz mais fino, arrebitado ou até mais comprido. Mas, ao procurar um profissional rinoplastia, é preciso ter muito claro o que não gosta no seu nariz e o que gostaria que mudasse. Ao passar por uma avaliação o médico poderá ajudar você na tomada de decisão.
A rinoplastia é indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz ou ao formato adquirido apos outra cirurgia de nariz (rinoplastia secundária ou corretiva). Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite. A rinoplastia deve ser feita em geral a partir dos 15 anos de idade, momento em que o desenvolvimento facial do paciente já está concluído.
Existem basicamente duas técnicas usadas para a rinoplastia:
A técnica é escolhida pelo cirurgião de acordo com suas habilidades e com o que precisa ser feito no nariz, segundo uma avaliação individualizada na consulta.
A técnica da rinoplastia aberta é mais indicada nos casos em que há a necessidade de grandes alterações na ponta do nariz, como colocação de enxertos, mas principalemtne nas rinoplastias secundárias (aquelas em que o nariz já foi mexido uma ou mais vezes).
Na técnica fechada e mais tradicional, resulta bem em mãos experientes e é melhor indicada em narizes que nunca sofreram nenhuma intervenção. Na verdade, cada profissional vai escolher a técnica que lhe deixa mais confortável de acordo com sua formação e com o que lhe é pedido pelo paciente.
Apesar da maioria dos pedidos referirem-se à diminuição e remodelamento, há casos em que pode ser feito o aumento nasal, através do enxerto de cartilagem, implante de próteses ou preenchimento no local. Para a diminuição do tamanho do nariz, são retiradas partes da cartilagem ou osso (giba óssea). A fratura do osso nasal é realizada apenas em casos específicos, avaliada anteriormente durante o exame físico, no intuito de tratar a base alargada.
O período pós-operatório talvez seja a parte mais temida pelas pessoas que realizam a rinoplastia. No geral, após a cirurgia o paciente pode apresentar:
Contudo, a dor como muitos podem pensar, não é o maior dos problemas para quem faz a cirurgia. Comumente, raramente se faz uso de analgésicos. Sendo assim, o pós-operatório costuma ser tranquilo.
Sobretudo, normalmente é necessário tomar antibiótico e anti-inflamatório pelo período de uma semana, além de muita higiene nasal com soro fisiológico. Atividades mais intensas podem ser retomadas após um mês de cirurgia.
O pós-operatório é um processo lento no que diz respeito a visibilidade do resultado final. Muitos pacientes reclamam do inchaço que só é absorvido completamente com no mínimo de seis meses a um ano.
Vale ressaltar que, todo procedimento cirúrgico tem seus riscos. Mas, eles podem ser minimizados devido à alguns cuidados, como por exemplo:
No geral, as complicações relacionadas a essa cirurgia são poucas. Como qualquer procedimento cirúrgico, há preocupações com relação a possibilidade de infecções e se sangramento no pós operatório. Portanto, é imprescindível um bom acompanhamento pós-cirúrgico.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte