Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a Ritidoplastia ou Lifting Facial é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço, vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores e ao longo do nariz, gordura que se tenha deslocado, perda de tônus muscular no terço inferior da face, pele frouxa ou excesso de gordura sob o queixo e a mandíbula.
Outros procedimentos de rejuvenescimento tipicamente executados juntamente com a cirurgia da face costumam ser o lifting de testa, para corrigir a flacidez ou testa franzida e a cirurgia de pálpebras, para rejuvenescer os olhos.
O lifting facial tem o objetivo de diminuir os sinais de envelhecimento, apesar de não retardar ou parar este processo. Por isso, o lifting é realizado quando a pessoa deseja corrigir:
Sobretudo, o lifting facial é uma cirurgia plástica estética que torna o rosto mais jovem, com pele mais lisa e bonita, provocando bem-estar e aumentando a autoestima do paciente.
Vale ressaltar que, esse procedimento de rejuvenescimento é mais comum de ser realizado em pessoas a partir dos 45 anos e deve ser feito por um cirurgião plástico habilitado e preparado.
Sim, o resultado fica natural. Nos procedimentos antigos, a técnica cirúrgica apenas esticava a pele do paciente para conseguir o efeito lifting. Mas, atualmente os cirurgiões reforçam as estruturas da musculatura e retiram apenas a pele excedente, deixando quase que imperceptível que o paciente foi submetido a uma ritidoplastia ou lifting facial.
Contudo, para que o efeito seja natural, é necessário destreza do cirurgião plástico que avaliará criteriosamente a estrutura facial em busca de um resultado harmônico na face do paciente. Portanto, procure por um cirurgião devidamente habilitado para realização da cirurgia na face.
Normalmente, as cicatrizes ficam pouco visíveis, já que são cobertas pelos cabelos ou escondidas atrás da orelha. É fundamental que o paciente aguarde o período de cicatrização de um ano para que possa ser avaliado seu estado final. Em caso de cicatrizes inestéticas, o seu médico pode indicar procedimentos que melhorem sua aparência.
Primeiramente, para o sucesso da sua cirurgia, é preciso que o paciente seja sincero com o seu médico sobre a sua saúde, os seus desejos perante a cirurgia e o seu estilo de vida.
Contudo, faça os exames de laboratório que o seu cirurgião solicitar e siga todas as orientações médicas que lhe forem dadas. Ajustes na sua medicação e interrupção do tabagismo são algumas das solicitações feitas.
Antecipadamente, é fundamental seguir as orientações dadas a respeito da bandagem colocada sobre as incisões. Vale ressaltar que este tipo de atadura ajuda a minimizar o inchaço e os hematomas.
Comumente, um dreno também pode ser colocado de forma temporária na pele do paciente para retirar excessos e acúmulos. Também é fundamental ter atenção com este equipamento.
Remédios para controlar a dor podem ser indicados.
Durma de cabeça para cima e evite o uso de cosméticos por uma semana. Esforços e ambientes quentes devem ser evitados por 30 dias, bem como exposição ao sol por aproximadamente 180 dias.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870