A desarmonização facial pode ser o resultado da insatisfação causada pela busca da beleza, como também pode ser o resultado de procedimentos mal feitos ou exagerados na face do paciente. Mas, o importante é entender qual a indicação correta para o seu caso e realizar os procedimentos estéticos com um profissional qualificado e que irá promover um resultado final mais natural.
Mas, primeiramente iremos falar da harmonização facial.
A harmonização facial é um conjunto de intervenções estéticas realizadas na face. O objetivo, como o próprio nome diz, é deixar o rosto em harmonia, de forma mais simétrica. Para isso, diversos procedimentos podem ser aplicados.
A técnica pode ser realizada por homens e mulheres. Mas antes é preciso saber quais os pontos a serem melhorados no rosto. Para isso, é necessária a avaliação de um profissional da área, que podem ser o cirurgião plástico ou dermatologista.
Existem diversas melhorias que podem ser realizadas através da harmonização facial. Entre elas, as mais comuns são:
Comumente, o procedimento é recomendado para pessoas que não estão satisfeitas com a sua aparência ou que consideram que alguns pontos não estão harmônicos com o restante da face.
A harmonização facial também é muito requisitada por pessoas mais velhas que, devido à ação do tempo, estão com sua pele mais flácida e com ângulos e contornos menos definidos.
Dentre os procedimentos estéticos para rejuvenescer a face os mais comuns são:
Conhecida popularmente como Botox, trata-se de uma técnica de harmonização facial que consiste na injeção da toxina em músculos específicos a fim de minimizar temporariamente linhas de expressão, rugas e pés de galinha.
Geralmente, a quantidade de aplicações que deve ser realizada depende de características pessoais da paciente. Os resultados são visíveis após alguns dias e podem durar de quatro a seis meses.
Trata-se de uma técnica injetável, cuja substância mais utilizada é o ácido hialurônico, que é indicada nos seguintes casos:
Vale destacar que com o tempo, o preenchimento vai perdendo seu efeito, sendo necessária uma nova aplicação. Mas, apenas um especialista poderá fazer esta avaliação e novas indicações do tratamento.
Já a desarmonização facial consiste em tirar a harmonia da face, ou seja, deixar o rosto estranho e com aspecto diferente. Nela, retira-se o belo e o natural de cada pessoa.
Portanto, não basta saber injetar o produto na pele. A maneira correta de realizar o procedimento faz diferença no resultado. Para não ter erros, o médico precisa avaliar todos os pontos do rosto do paciente para trabalhar de forma harmoniosa e visando um resultado natural sem que o paciente não perca suas características.
Tanto a toxina botulínica quanto o ácido hialurônico tem um tempo de duração na na pele. O botox é absorvido pelo organismo num prazo de 4 a 6 meses e o ácido hialurônico num período de 12 a 18 meses. Portanto, o paciente pode aguardar este tempo e o efeito será revertido.
Mas, quando o paciente deseja retirar, porque ficou insatisfeito ou porque teve formação de nódulos, é utilizada uma enzima chamada Hialuronidase. Essa enzima quando é aplicada na pele e desfaz o efeito preenchedor. Esse produto é eliminado pelo organismo de forma natural através das fezes e urina do paciente.
Mas, apenas um médico com os devidos conhecimentos sobre a técnica poderá realizar este procedimento.
Foram constatados casos de alergias e ações anafiláticas graves. Portanto, pessoas que são alérgicas a este produto não devem passar por este procedimento. Um exemplo de pessoas que têm restrição ao uso desta enzima são aquelas com alegria à picada de abelha.
Comumente, o paciente pode ter um inchaço, vermelhidão no local da aplicação e um pouco de dor. E a quantidade de aplicações necessárias vai depender muito da quantidade de produto que foi colocado, pois cada caso tem suas particularidades.
Concluindo, somente faça a harmonização facial com um médico de confiança e que conheça as técnicas a serem realizados no seu rosto. Cuidado também com os exageros, pois eles podem provocar um aparência sem naturalidade e retirar as características que formam sua face, causando assim insatisfações e baixa autoestima.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870