O desejo de melhorar a autoestima e voltar a ter prazer ao se olhar no espelho é o sonho de muitas mulheres e muitos homens. Porém, as inseguranças e dúvidas são sempre as mesmas. Como escolher o cirurgião plástico? O que devo considerar na minha escolha?
Se você tem estas dúvidas, não é para menos, pois os procedimentos realizados pelo cirurgião plástico são de alto impacto e a segurança e saúde do paciente devem ser preservadas.
Podemos dizer que, a cirurgia plástica é um dos meios que a sociedade moderna encontrou para elevar a autoestima e o bem estar do indivíduo, fazendo com que ele conviva melhor com sua própria imagem. Quando esta especialidade médica iniciou seus trabalhos, os cirurgiões não falavam em estética, bem estar, beleza, pois a importância da autoestima não era tão difundida socialmente. O discurso era o reparar as deformidades.
O trabalho do cirurgião plástico é de mostrar para o paciente que é possível fazer mudanças no corpo, mas de forma sutil e natural, e até mesmo quase imperceptível, pois, em meio a este processo de valorização social da autoestima, este profissional tem que estar atento aos excessos e às más indicações dos procedimentos cirúrgicos, que sempre devem ser evitados para o bem do paciente.
Por isto, além de uma boa formação técnica, o cirurgião plástico tem de ter uma consistente formação ética. Se o paciente disser que tem o nariz grande, cabe a ele julgar o próprio nariz. Ao médico cabe a avaliação profissional e a conduta ética de indicar ou não uma intervenção cirúrgica a este paciente.
O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso e mostrar que a cirurgia plástica é um tratamento médico, com limitações e riscos.
É muito importante escolher com muita cautela e critério o profissional responsável pela sua cirurgia plástica. Qualquer procedimento desse porte deve ser realizado de forma segura e com muita precisão. Afinal, trata-se da sua aparência.
Ao escolher o cirurgião plástico ideal, você evitará erros cirúrgicos e problemas futuros. Procure ter certeza da capacitação do profissional e considere três pontos importantes:
Escolha um cirurgião plástico que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além de ser um diferencial, isto irá garantir segurança ao seu procedimento e maiores chances do resultado atender suas expectativas.
Dentro das condições de pesquisa, procure saber sobre o currículo do cirurgião plástico. Avalie a trajetória de sua carreira. Um bom profissional não se cansa de aprender e buscar novas técnicas e conhecimentos a todo o momento.
Verifique se ele participa de congressos, oferece palestras, está por dentro de novas técnicas e é especializado no tipo de cirurgia que você deseja fazer. Você pode localizar informações como esta na internet.
Pedir indicação a pessoas que já realizaram procedimentos parecidos com que você deseja fazer, é uma boa iniciativa. Contudo, cirurgiões plásticos que possuem muitas indicações são mais confiáveis e você poderá analisar os resultados.
Outra opção é ler os depoimentos de pacientes que já realizaram cirurgia com determinado médico cirurgião.
A primeira consulta é essencial para o cirurgião plástico e o paciente estabelecerem um vínculo de confiança mútua. Às vezes, quando o médico já é conhecido por ter feito a cirurgia plástica da irmã, prima, mãe, cunhada, avó, estabelecer esse vínculo pode ser mais fácil. A questão é que nem sempre esse é o caso. Possivelmente, a primeira consulta será a primeira interação entre o cirurgião plástico e o paciente. O que esperar desse momento, então?
Acima de tudo, o médico deve responder ao máximo todas as perguntas do paciente. É essencial que você se sinta, de fato, acolhido a ponto de estar confortável o suficiente para ter um diálogo sincero com o cirurgião plástico.
Sobretudo, o paciente nunca deve sair do consultório com dúvidas, muito menos deixar o médico sem informações que podem ser fundamentais para o planejamento da cirurgia. O médico só pode trabalhar com as informações que detém. O planejamento da cirurgia pode falhar se ficar alguma lacuna. Assim, o ideal é que você que vença qualquer receio que possa ter e diga ao médico tudo o que ele precisa saber.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870