As próteses de silicone são implantes produzidos com material sintético que podem ser colocadas nos seios, nádegas ou outras regiões do corpo com o objetivo de aumentar do volume. E com o passar dos anos a evolução das próteses de silicone, trouxe mais segurança e conforto para as pacientes.
A mamoplastia de aumento é uma cirurgia plástica que está no ranking das mais realizadas no Brasil.
É possível afirmar constantes avanços nesta cirurgia tratando-se das técnicas cirúrgicas, materiais de sutura, aparelhos de monitoração, equipamentos cirúrgicos, anestesia, medicamentos e também as próteses de silicone.
Vários fabricantes produzem as próteses de silicone com tecnologia avançada. Elas são preenchidas com gel de silicone de alta coesividade e envoltas por uma membrana de elastômero extremamente resistente.
Portanto, as próteses de hoje são muito mais seguras, promovendo mais conforto e tranquilidade às suas pacientes.
As melhores marcas de próteses de silicone são aquelas que atendem a uma série de critérios de qualidade, como por exemplo, precisam ter as tecnologias mais avançadas, como as microtexturizadas e de poliuretano. Devem também oferecer garantia de fabricante e, principalmente, precisam ter aprovação da Anvisa.
Sobretudo, é importante avaliar se as próteses não têm histórico de problemas com a vigilância sanitária. Pois, quanto maior o número de ocorrências, menos confiável a marca será.
Não existe uma prótese de silicone vitalícia, ou seja, que traga garantia de que NUNCA precisará ser trocada.
As próteses de silicone não possuem data de validade, ela pode ficar no seu corpo sem apresentar problema por muito tempo ou pouco tempo.
A duração da prótese vai depender de cada corpo, e da qualidade de cada implante. Não sendo algo premeditado.
Sobretudo, não existe prótese de silicone que não precise trocar. Pode acontecer da pessoa não ter de trocar, porém é algo que só possível saber com o tempo.
Muitas pacientes perguntam: qual formato de prótese é ideal para mim? É preciso conhecer as opções, já que o formato que ficou bom para sua amiga não necessariamente será o melhor para o seu corpo, e vice-versa.
A escolha da prótese dependerá da intenção da paciente (ter uma projeção maior das mamas ou ter um resultado mais natural, por exemplo), do formato de seu corpo (como ter pele suficiente para cobrir a prótese) e outros pontos que serão avaliados pelo cirurgião.
Existem várias formas e variações delas mesmas: próteses redondas, de perfil alto ou baixo, cônicas, anatômicas (forma de gota), perfil super alto… não há uma receita de bolo que diga qual o melhor formato para cada mulher. É por isso que uma conversa franca com seu cirurgião ajudará a encontrarem a melhor opção.
A cirurgia pode durar em média 2 horas, e a paciente fica normalmente internada até o final do dia e geralmente tem alta no começo da noite.
No entanto, há uma série de cuidados que é preciso ter, como por exemplo, fazer refeições leves nos primeiros dias e não fazer exercícios físicos por pelo menos três meses são exemplo de ações essenciais para ajudar a ter um bom resultado. Evitar o sol também será preciso para não marcar a pele no local da cirurgia.
Converse com seu cirurgião plástico de confiança e saiba mais sobre todos os cuidados pré e pós-operatórios.
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870