Entenda mais sobre o que a cirurgia plástica pode fazer por você e quais são os seus possíveis benefícios
Você sabe o que a cirurgia plástica pode fazer por você? Para além de questões fundamentalmente estéticas, as cirurgias plásticas têm muitas outras aplicações que podem inclusive trazer benefícios à saúde e à capacidade funcional do indivíduo.
Isso porque, ela pode ser uma forma de corrigir problemas estruturais e ou funcionais que atrapalham ou prejudicam no dia-a-dia. Um exemplo disso é a rinoplastia que, além de poder ser empregada com finalidade de correção estética, também tem a possibilidade ser utilizada para corrigir o desvio de septo.
Dessa forma, é muito importante desmistificar alguns pontos relacionados ao que a cirurgia plástica pode fazer, tendo em vista que ela oferece uma ampla gama de benefícios, desde que indicada e realizada por um cirurgião plástico qualificado.
A primeira coisa que a cirurgia plástica pode fazer não é bem uma novidade, mas é de fato um ponto de muita relevância. Os acidentes com lesões ou queimaduras podem trazer sérios prejuízos para a vida do paciente, que às vezes vão além da questão da aparência.
No caso de pacientes queimados no rosto, por exemplo, há as situações em que a pele foi tão danificada que fica com um aspecto mais repuxado e dificulta a execução de tarefas simples, como falar, comer e até mesmo sorrir.
Assim, a partir da colocação de enxertos, a cirurgia plástica pode fazer com que essa pessoa recupere pelo menos parte da sua função.
E, obviamente, as aplicações do enxerto de pele não se restringem a essa situação. Para além dos casos de queimaduras profundas, a enxertia também tem a possibilidade de ser empregada em:
Assim como dito anteriormente, as coisas que esses procedimentos podem fazer não ficam restritos ao âmbito de aparência física. Eles têm uma atuação importante na correção, tratamento ou, ao menos, redução de vários problemas de saúde.
Já citamos o caso da rinoplastia para desvio de septo, mas podemos citar também a mamoplastia. A operação nas mamas, além de melhorar esteticamente, traz importantes pontos positivos para a postura da mulher e redução das dores nas costas, que normalmente estão muito relacionadas aos seios muito volumosos.
A perda de peso é um desejo de muitas pessoas. Mas isso nem sempre se deve apenas a questões de estética, e sim por questões de saúde em alguns casos, por exemplo os pacientes que são obesos.
A obesidade é uma doença crônica que possui sérias repercussões negativas para a saúde e qualidade de vida dos indivíduos. Isso porque, ela aumenta consideravelmente os riscos de desenvolver outras comorbidades, como hipertensão arterial (pressão alta), diabetes e doença renal crônica.
Quando o paciente consegue perder peso, principalmente quando o emagrecimento ocorre de forma muito rápida, a realização de cirurgias plásticas pode ser indicada, tendo em vista que é comum essa situação ter como consequência a flacidez da pele e excesso de tecido.
Por isso, para esses casos, a cirurgia plástica pode fazer a correção dessas questões, através de procedimentos como abdominoplastia e até mesmo a mamoplastia.
Uma outra coisa que a cirurgia plástica pode fazer é a reconstrução do seio nas situações em que a paciente passou por mastectomia.
A mastectomia é uma intervenção médica em que é feita a retirada total do tecido mamário, sendo um dos procedimentos realizados em caso de câncer de mama, principalmente nos quadros mais agressivos e com risco de metástase.
Apesar de ser algo necessário, a retirada dos seios pode trazer muito desconforto, medo e insegurança para as mulheres que precisam ser submetidas a essa operação. Assim, a opção de fazer a reconstrução da mama pode ser fundamental para melhorar a autoestima dessas pacientes.
Dessa forma, o cirurgião, através da cirurgia plástica de reconstrução mamária, pode fazer um novo modelamento do seio da paciente por meio da colocação de próteses.
Por último, mas não menos importante, uma outra coisa que a cirurgia plástica pode fazer é melhorar a autoestima. Isso porque determinadas características da aparência física podem trazer desconforto para a pessoa ou até mesmo ser alvo de preconceito e bullying.
Essas pessoas podem inclusive desenvolver quadros de baixa autoestima e depressão. Assim, a cirurgia plástica pode fazer a correção desses aspectos, devolvendo a autoconfiança, segurança e autoestima que são essenciais para o bem-estar.
Vale ressaltar, no entanto, que os procedimentos cirúrgicos não devem ser feitos de forma desenfreada e sem orientação médica. É importante haver uma indicação para isso e é necessário que o paciente possua boas condições de saúde.
Consulte um cirurgião de confiança e tire suas dúvidas sobre as cirurgias plásticas que você se interessa.