Você tem dúvida sobre o que é mastopexia? Então vamos lá…
A mastopexia é uma cirurgia que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária). Além de reposicionar a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, promovendo simetria entre elas.
Agora que você já sabe o que é a mastopexia, vamos falar agora sobre a sua indicação.
A cirurgia que corrige a ptose mamária é indicada para mulheres que apresentam flacidez e caimento das mamas em função do envelhecimento, grande variação do peso ou amamentação.
Apesar da indicação da mastopexia estar relacionada com as características citadas acima, apenas um médico poderá fazer a avaliação e indicação com segurança.
A mastopexia deve ser realizada por um médico especialista em cirurgia plástica em um hospital ou em uma clínica devidamente equipada.
Geralmente, o procedimento dura entre 1 e 3 horas, aproximadamente. Normalmente, a mastopexia é bilateral, isto é, é feita em ambos os seios.
Geralmente é feita sob anestesia geral. Mas, em alguns casos, pode ser realizada em uma incisão menor, onde a anestesia local suplementada com sedação pode ser usada. No geral, a mastopexia envolve fazer algumas incisões na mama, apenas na área onde o excesso de pele se encontra. Uma vez que é removido, o cirurgião plástico posiciona o mamilo e a auréola em sua nova posição.
No geral, os pontos ficam localizados em torno da auréola, formando uma linha vertical para baixo e uma linha horizontal que corre ao longo do sulco dos seios.
De forma mais visual, pode-se dizer que a cicatriz representa um ‘T’ invertido. No entanto, a aparência da cicatriz não será a mesma em todos os casos, porque quando a mama é pequena e pouco caída, a incisão é feita somente em torno da auréola.
Após a cirurgia, uma bandagem compressiva será aplicada e um sutiã especial será utilizado de acordo com a orientação médica.
A cirurgia de remodelamento da mama, também conhecida como mastopexia, pode ou não ser associada com o uso de implante de silicone. E o que irá definir a necessidade são a textura e densidade do tecido mamário.
Geralmente, se a mama for muito flácida e tem excesso de pele, pode ser necessário o uso de um implante de silicone para dar mais firmeza à mama.
Se for necessária a colocação da prótese, o cirurgião plástico irá colocá-la atrás do tecido mamário visando melhorar o suporte e projeção da mama. Essa conduta deve ser explicada pelo cirurgião plástico ao paciente, mostrando todos os benefícios e riscos da técnica.
O resultado final da mastopexia irá aparecer com o passar dos meses. As cicatrizes são permanentes, mas com o passar do tempo elas vão melhorando sua forma e aspecto. No geral, em alguns casos elas podem se tornar imperceptíveis.
Para manter um bom resultado, a paciente precisa manter o peso corporal. Portanto, é recomendado ter um estilo de vida saudável através da alimentação e exercícios físicos.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte