A drenagem linfática no período pós-operatório é comumente utilizada para a redução de líquidos e edemas. Mas, você sabia que a drenagem também pode ser uma técnica utilizada para tratar o corpo para antes da operação?
Na fase que antecede a cirurgia plástica a drenagem linfática é uma grande aliada na eliminação de toxinas, líquidos e edemas (inchaço). Porque é um procedimento que auxilia o organismo em um processo natural para drenar os líquidos que devem ser eliminados.
Entre os principais benefícios do método estão:
A drenagem linfática pré e pós-cirúrgica tem um lugar de destaque na medicina estética de cirurgias plásticas de abdômen, lipoaspiração, lipoescultura, cirurgia de mamas ou na face. Como resultado, o procedimento estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas.
Geralmente, as fibroses ocorrem devido ao ataque de bactérias que reagem no momento da cicatrização do corte cirúrgico, causando infecções e imperfeições na pele.
O sistema linfático é responsável por favorecer que os glóbulos brancos possam reagir com maior eficiência e rapidez sobre as bactérias. Como resultado, elas causam as infecções nos cortes cirúrgicos e prejudicam a sua cicatrização.
A drenagem linfática atua na aceleração e desempenho dos linfonodos que compõem o sistema linfático. Além disso, favorece a cicatrização da pele e a sua rápida recuperação.
A drenagem linfática pré e pós-cirúrgica deve ser realizada com um profissional capacitado e mediante indicação do médico.
Recomenda-se beber bastante água antes da sessão. Sobretudo, é normal e necessário que o paciente se saia dela com muita vontade de urinar.
Após a sessão de drenagem linfática, recomenda-se que o paciente não faça exercícios pesados.
É importante manter uma alimentação equilibrada e beber bastante líquido.