A cirurgia das mamas pode ser feita por motivos estéticos, mas também pode ser feita por causa de saúde. Mamoplastia é o nome dado à cirurgia plástica feita nas mamas humanas, podendo ser de aumento, quando acrescenta-se materiais como o silicone. E também de redução, quando o médico retira parte do tecido mamário para reduzir seu volume. Portanto, falaremos neste texto sobre os tipos de mamoplastia e suas indicações para você saber mais do assunto.
Esta cirurgia é indicada para pacientes que desejam aumentar o tamanho das mamas. O implante de silicone também é recomendado para casos em que houve o comprometimento da sustentação e firmeza dos seios, como por exemplo, mulheres que tiveram as mamas alteradas por motivo de amamentação ou grande perda de peso.
Este procedimento também pode beneficiar mulheres que tenham assimetria (falta de igualdade ou semelhança) entre as mamas.
A mamoplastia redutora é uma cirurgia indicada para mulheres que possuem seios volumosos e pesados, o que acaba interferindo na saúde, postura e estética do corpo.
Geralmente, as mulheres que tem esse perfil costumam sofrer com dores nas costas, ombros e pescoço, devido ao peso das mamas e ao esforço para manter a postura correta. Em alguns casos, o tronco pode até ficar curvado, o que favorece o desenvolvimento de problemas de coluna.
A cirurgia também tem indicação para fins estéticos, seja quando os seios são assimétricos ou quando seu tamanho é desproporcional em relação ao restante do corpo, afetando a aparência e autoestima da mulher. A redução de seios é recomendada para pacientes a partir dos 18 anos, idade em que as mamas geralmente já estão totalmente desenvolvidas.
A mastopexia é uma cirurgia que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária), reposicionando a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, proporcionando simetria.
Muitas mulheres que apresentam flacidez e caimento das mamas em função do envelhecimento, grande variação do peso ou amamentação, procuram a mastopexia para um reposicionamento dos seios, evitando que eles continuem caídos.
A mastopexia pode ser realizada com implante de silicone ou não, dependendo da quantidade de tecido mamário. Geralmente, o tempo para a realização do procedimento é de 2 a 4 horas, esta cirurgia é realizada com anestesia geral, peridural ou local com sedação.
A indicação da mamoplastia reconstrutora é feita para mulheres que passaram por uma mastectomia. Este é um procedimento cirúrgico para retirada total ou parcial de uma ou ambas as mamas. No geral, esta cirurgia geralmente é indicada para tratar pacientes com câncer.
A reconstrução mamária ou mamoplastia reconstrutora dá uma nova aparência para os seios das mulheres operadas, devolvendo a elas a autoestima que foi perdida.
Embora, deixe os seios com uma aparência mais próxima do natural, a mamoplastia reconstrutora não faz milagre. Portanto, os seios não terão a aparência que tinham antes. Sobretudo, conversar antes com o médico, evita que a paciente crie falsas expectativas.
Existe a opção de fazer a mamoplastia com o objetivo de reparar imperfeições nos seios. Pois, existem mulheres que tem tamanhos desproporcionais de forma visível. E neste caso, é possível fazer a correção deixando as mamas simétricas. Além de mudar o tamanho, é possível também melhorar o formato dos seios e auréola.
No geral, qualquer mulher a partir de 18 anos pode fazer uma mamoplastia, desde que haja indicação do médico. Portanto, os tipos de mamoplastia poderão trazer vários benefícios para seu corpo, de acordo com a sua necessidade.
Sobretudo, é muito importante que o cirurgião avalie as condições de saúde da paciente para realizar o procedimento com segurança.
Vale salientar que é fundamental procurar por um médico de confiança, que pratique as regras do código de conduta médica e que seja membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). A saúde e bem-estar devem vir em primeiro lugar!
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte