Neste texto iremos destacar alguns motivos para fazer a Bichectomia.
A bichectomia é a cirurgia plástica em que há a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes nas bochechas, chamadas de “bolas de Bichat”. Essas bolsas de gordura estão presentes no rosto, independente se a pessoa está ou não acima do peso.
A indicação para a cirurgia de redução das bochechas engloba pacientes (homens e mulheres) que desejam alterar o volume das maçãs do rosto. Entretanto, a insatisfação com o volume das bochechas, pode também afetar as crianças, mas o mais indicado é aguardar a formação completa dos rostos da face para tomar essa decisão.
O paciente também precisa ter a saúde em dia e passar por uma bateria de exames para atestar a sua condição para a operação.
Vamos conferir abaixo alguns motivos pelos quais os pacientes buscam fazer a bichectomia. Mas, é claro que, antes o cirurgião plástico precisa fazer uma análise aprofundada dos motivos da paciente e compreender quais são suas expectativas para recomendar a bichectomia como uma solução viável e realmente eficaz. Mas, nenhum cirurgião plástico faz (ou deveria fazer) qualquer procedimento sem ponderar esses aspectos antes de submeter um paciente à operação.
Geralmente, o descontentamento com o grande volume das bochechas é o principal motivo que leva os pacientes a procurar pela bichectomia. Sobretudo, o formato arredondado do rosto e as bochechas volumosas causam insegurança em quem tem este problema. Além de algumas pessoas receberem apelidos maldosos que provocam constrangimentos.
Contudo, a cirurgia para afinar o rosto pode elevar a autoestima da pessoa, devido à melhora da aparência das bochechas.
Os traços do rosto podem ficar mais grosseiros por causa das bochechas volumosas. Mas, a bichectomia serve para afinar o rosto, realçando as maçãs do rosto e a linha da mandíbula. Com isso, os traços do rosto ficam mais harmônicos e delicados.
É normal que ao sorrir as bochechas fiquem naturalmente mais salientes. Contudo, para as pessoas que tem a bola de bichat em grande volume, o incomodo seja maior.
No geral, as pessoas não gostam de tirar fotos e sorriem discretamente com vergonha do tamanho das bochechas.
Existem pacientes que mesmo ao perderem peso, continuam com as bochechas grandes. Isso acontece porque a gordura de Bichat é sempre a última gordura a ser absorvida no rosto. E somente após um emagrecimento muito expressivo, esta gordura pode ser diminuída.
A bichetomia é uma boa opção para as pessoas que não conseguem diminuir o tamanho das bochechas, mesmo com dieta e exercícios físicos.
O volume das bolas de Bichat não prejudica apenas a estética facial. Elas também causam prejuízos para a saúde bucal, uma vez que na mastigação os dentes podem ferir a parte interna das bochechas.
Por essa razão, a retirada do excesso de gordura, em alguns casos, além de estática é também uma indicação terapêutica. O intuito é prevenir os cortes e evitar que se formem feridas ou ulceras. Essas condições são dolorosas e interferem na qualidade de vida do paciente.
Você se identificou com alguns dos motivos para fazer a Bichectomia? Se a resposta for sim, e caso queira conhecer mais sobre este procedimento cirúrgico, agende uma consulta presencial.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte