Vamos falar neste texto sobre tudo que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica. Mas, iremos começar com o seu conceito.
A cirurgia plástica é uma das mais de 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Entretanto, por meio de avançadas técnicas cirúrgicas, seu objetivo é reconstituir alguma parte do corpo.
Estética: tem o objetivo de melhorar a aparência do paciente.
Alguns exemplos são:
Reparadora: o objetivo é não apenas melhorar a aparência do paciente, mas também dar a ele maior qualidade de vida por meio da correção de defeitos congênitos ou adquiridos.
Alguns exemplos são:
O Brasil já foi o campeão em número de cirurgias plásticas. Mas recentemente, perdeu o posto para os Estados Unidos. Ainda assim, os números são impressionantes. Segundo um levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil realizou 1,22 milhão de procedimentos em 2015, o que significa aproximadamente 3.342 cirurgias plásticas por dia, ou mais de duas por minuto.
Por sua vez, de acordo com pesquisas, as dez cirurgias plásticas estéticas mais realizadas no Brasil são:
Antes de fazer uma cirurgia plástica e para que o resultado seja positivo, é necessário escolher primeiro um bom cirurgião plástico. É muito importante ressaltar que a saúde do paciente é prioridade e o procedimento deve ser realizado por um profissional capacitado e preparado para o tipo de cirurgia escolhida.
Sobretudo, realizar uma pesquisa com antecedência sobre o cirurgião plástico é fundamental. Confira abaixo algumas dicas valiosas de como escolher um cirurgião plástico:
No geral, é comum realizar alguns procedimentos em clínicas, como por exemplo, otoplastia, blefaroplastia, tratamentos para rugas, entre outros. De fato, isso tem sido benéfico para agilizar determinadas demandas, especialmente as pequenas cirurgias.
Porém, cirurgias plásticas como abdominoplastia, reconstrução mamária, entre outras, não são de baixa complexidade. E por isso, necessita de estrutura e equipamentos de um centro especializado para segurança do paciente.
Sendo assim, apenas pequenos procedimentos cirúrgicos devem ser realizados em clínicas, desde que sejam devidamente aparelhadas e seguras. Cirurgias de médio e grande porte devem ser realizadas em um hospital, para a segurança do paciente e também do profissional, já que em caso de complicações é muito importante contar com uma boa infraestrutura.
Geralmente, o tempo de recuperação da cirurgia plástica varia com o tipo de procedimento realizado. No qual, cada paciente receberá as recomendações específicas para um bom pós-operatório.
O paciente deve manter uma alimentação equilibrada, beber bastante líquido, evitar o fumo e bebidas alcoólicas, além de ter paciência e obedecer todas as regras do pós-cirúrgico.
Por fim, é importante dizer que toda cirurgia plástica tem seus riscos e é necessário conhecê-los. Sendo assim, o cirurgião plástico tem a obrigação de ter um conversa franca e esclarecedora com a pessoa que será operada, com o objetivo de alinhar as expectativas sobre o procedimento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte