Amamentar após mamoplastia é a preocupação de muitas mulheres que planejam ter filhos após a cirurgia plástica nos seios.
Sobretudo, o sucesso da amamentação em mulheres que se submeteram à cirurgia para diminuir os seios depende em parte da técnica usada na operação. Pois, existem técnicas que não impossibilitam a amamentação. Mas, em contrapartida, existe a possibilidade de a mulher não conseguir amamentar após a cirurgia nas mamas.
Como qualquer procedimento cirúrgico, a mamoplastia tem seus riscos. E na lista desses possíveis riscos esta a incapacidade de amamentar, que nem sempre é alertada.
A mamoplastia redutora é o nome que se dá para o procedimento de redução de mamas. Neste procedimento é retirado todo excesso de pele e tecido mamário existente, o que inevitavelmente diminui a quantidade de ductos mamários.
É por essas modificações nas estruturas da mama que a mulher pode ter dificuldade para não só produzir, mas conduzir o leite materno até o mamilo.
Mas, vale esclarecer que, é cada vez mais comum que cirurgiões procurem preservar o tecido glandular para que a amamentação não seja prejudicada.
Sendo assim, o recomendável é que a decisão de fazer redução de mamas sempre leve em conta a intenção futura de amamentar, e que o cirurgião seja informado para que preserve o máximo de tecido glandular.
No geral, é bem provável que você consiga amamentar após mamoplastia, desde que os mamilos não tenham que ser muito reposicionados.
Caso os mamilos tenham sido removidos e depois recolocados nos seios reconstruídos, danos aos nervos (que estimulam a liberação dos hormônios necessários à produção de leite e sua descida), ductos e tecidos mamários poderão limitar o fluxo do leite e diminuir a sensibilidade na região dos mamilos. Mas, a boa notícia é que essa técnica, mais antiga, praticamente não é mais usada.
Entretanto, o passo mais importante é deixar as coisas fluírem naturalmente. Pois, quando a mulher demonstra sinais de ansiedade, insegurança e estresse é possível que o aleitamento não aconteça.
De modo geral, a colocação de prótese para aumentar os seios não impede a amamentação. A técnica utilizada na cirurgia pode, no entanto, ter algum efeito sobre a produção ou escoamento de leite.
A prótese de silicone aumenta o tamanho e o formato dos seios, mas não necessariamente o sistema responsável pela produção e entrega do leite.
O que pode acontecer é, após o procedimento cirúrgico, os mamilos ficarem com mais ou menos sensibilidade que o normal na região.
Concluindo, amamentar após mamoplastia, no geral, pode ser possível. Mas, recomenda-se que mulheres que pensam em fazer a cirurgia e ainda pretendem ter filhos conversem com o cirurgião plástico para ter certeza de que a técnica usada seja compatível com o aleitamento materno.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870