É muito comum escutar esta pergunta dos pacientes. Criolipólise funciona mesmo?
Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a criolipólise funciona com baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. Contudo, o aparelho é colocado na superfície da pele, congelando as células de gordura a temperaturas negativas, destruindo-as.
Explicando melhor, em contato com a baixa temperatura, as células de gordura, chamadas de adipócitos, se rompem totalmente. Entretanto, em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente.
Sobretudo, o tratamento vem fazendo tanto sucesso que está sendo chamado de “a nova lipoaspiração”, com a diferença de que diferentemente desse método, a criolipólise não é um procedimento cirúrgico.
A criolipólise é feita com a ajuda de um aparelho específico cujos aplicadores acoplam-se perfeitamente às diferentes áreas do corpo. Sobretudo, a ponteira do aparelho realiza um poderoso vácuo que promove a sucção da pele e da porção de gordura localizada.
Ao mesmo tempo, o resfriamento intenso e controlado da gordura destrói as células de gordura. O resfriamento controlado age danificando seletivamente as células adiposas, que são mais sensíveis ao frio, sem causar qualquer dano a nervos, músculos e outras estruturas próximas. Sendo assim, na prática o que acontece é a morte da célula de gordura.
No geral, o aparelho da criolipólise é adaptado para cada área do corpo. Para a região da barriga existe uma ponteira grande, já para as costas e pneuzinhos laterais utiliza-se a ponteira menor.
A eliminação das estruturas dos adipócitos destruídas com a baixa temperatura é feita pelo sistema imune e a gordura no interior das células é conduzida ao fígado pelo sistema linfático para sua metabolização. Uma vez que o sistema linfático leva apenas uma pequena quantidade diária de gordura para ser metabolizada, não há perigo de sobrecarga do fígado nesse processo.
Sobretudo, em uma única aplicação, estudos científicos apontam redução aproximadamente de 20 a 25% da gordura localizada na região tratada. Os resultados começam a ser notados após três a seis semanas do procedimento. O resultado final será observado após 90 dias.
Depois de saber todos os benefícios que a criolipólise pode oferecer, é de extrema importância, que as pessoas tomem alguns cuidados antes de fazer o procedimento:
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870