A gordura na região do abdômen acomete tanto mulheres, como homens e gera grande insatisfação e incômodos. Principalmente ao colocar uma roupa que marca o corpo, como por exemplo, roupas justas, biquíni ou sunga. A boa notícia é que o problema pode ser resolvido através da abdominoplastia.
Essa cirurgia é ideal para os casos de excesso de pele abdominal, acima ou abaixo do umbigo, e também para a correção de posicionamentos musculares, devido à gestação. Dependendo do caso, para um melhor resultado, a abdominoplastia pode ser combinada com a lipoaspiração.
A abdominoplastia destina-se a:
É importante lembrar que a abdominoplastia não pode ser considerada um tratamento à obesidade ou uma alternativa para substituir uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.
Nas consultas, o cirurgião plástico irá avaliar o abdômen do paciente, verificando a quantidade e a localização dos acúmulos de gordura, excesso de pele ou diástase dos músculos do abdômen.
Geralmente, a abdominoplastia possibilita dois tipos de incisões:
Incisão horizontal: é feita na região logo acima dos pelos pubianos que se estende até próximo dos quadris, levemente curvada para cima. A extensão dessa incisão e a forma variam conforme a quantidade de pele a ser removida.
Incisão vertical: a incisão é feita ao redor do umbigo, por onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas. Nesse momento se faz um descolamento subcutâneo expondo os bordos da musculatura do reto abdominal.
Em seguida os músculos abdominais são suturados para que se tornem mais rígidos, o que irá proporcionar uma barriga mais plana e uma cintura mais definida.
A pele em excesso é esticada para baixo para que seja removida e é feito um orifício para recolocação do umbigo em sua posição original.
No pré-operatório o cirurgião esclarece dúvidas, faz avaliações do abdômen e solicita diversos exames, além de orientar o paciente da forma mais adequada para que tudo corra bem na cirurgia.
Veja alguns procedimentos que antecedem a abdominoplastia:
No período pós-operatório da abdominoplastia, o paciente poderá sentir dores ou desconfortos e apresentar alguns hematomas que melhoram gradativamente com o passar dos dias. A recuperação total da cirurgia pode demorar em média 6 meses, mas para que ela seja mais rápida e sem problemas, o paciente deve se atentar para alguns cuidados, como: