A cirurgia plástica procurada para melhorar a aparência abdominal é a abdominoplastia. E você tem curiosidade em saber como é o antes e depois da cicatriz de Abdominoplastia.
Falaremos mais sobre o assunto no decorrer deste texto.
É um procedimento que consiste na remoção de excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Entretanto, ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós, esforçamos para ter através de exercício físico e controle de peso.
No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Pois, mesmo pessoas com peso corporal e proporções normais podem desenvolver um abdômen frouxo e flácido.
As causas mais comuns destas situações incluem:
Apesar dos benefícios estéticos em relação à redução da gordura abdominal e da pele em excesso, a abdominoplastia geralmente resulta em uma cicatriz grande e pouco atraente.
A cicatriz (exceto no caso de abdominoplastia em âncora) é um pouco menor e se localiza logo acima dos pelos pubianos, podendo ser disfarçada pelas roupas íntimas ou definida na marca do biquíni.
Existe a possibilidade de realizar uma cirurgia de correção da cicatriz de abdominoplastia após a cirurgia. Essa técnica permite reconectar a cicatriz já formada com a pele ao redor não afetada, dando um aspecto natural e diminuindo a cicatriz. Sobretudo, a correção cirúrgica traz bons resultados em cicatrizes que são longas e largas, já que a intenção do método é encurtar essa cicatriz.
Além disso, o cirurgião pode adotar a técnica de incisões irregulares no lugar de uma incisão reta, o que ajuda a disfarçar a nova cicatriz e a deixá-la menos perceptível.
De acordo com especialistas, o ideal é esperar de 6 meses a 1 ano após a abdominoplastia para realizar a cirurgia de correção da cicatriz.
A aplicação de enxertos também pode ajudar a reduzir a cicatriz de abdominoplastia. Neste procedimento, é feita a remoção da cicatriz da pele cortando uma espécie de buraco ao redor dela. Toda a pele removida é substituída por um enxerto de pele sem cicatriz.
Mas, é claro que uma nova cicatriz também será formada. Sobretudo, ela apresentará um resultado mais liso e menos visível que a cicatriz de abdominoplastia de antes.
Existem tratamentos a laser que promovem a melhora da cicatriz de abdominoplastia. Esses tratamentos envolvem o uso de uma luz de alta energia que atua regenerando a pele danificada pela cicatriz e substituindo-a por um colágeno saudável que ajuda a melhorar a textura e a cor da pele na região.
O tipo de laser usado e o número de sessões irão depender do grau da cicatriz, mas geralmente são necessárias no mínimo 2 sessões em um intervalo de poucos meses entre elas.
Injeções ou pomadas contendo esteroides podem ser usadas para livrar o corpo de cicatrizes elevadas, vermelhas ou grossas. Esses tratamentos podem ser aplicados no momento da cirurgia como uma medida preventiva ou 4 semanas após a cirurgia como uma medida corretiva.
Embora, existam tratamentos para corrigir a cicatriz de abdominoplastia, apenas o médico poderá avaliar e indicar o melhor procedimento de acordo com o caso de cada paciente.
Gostou das informações sobre o antes e depois da cicatriz de abdominoplastia? Procure um profissional capacitado para realizar a cirurgia plástica no abdômen e esclareça todas as suas dúvidas sobre o procedimento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870