A cirurgia de rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como principal função remodelar o formato do nariz. Mas, apesar do que muitos pensam, nem sempre a rinoplastia é feita somente com propósitos estéticos. Portanto, podemos destacar outras situações no qual a rinoplastia pode ajudar os pacientes. Exemplos como, disfunções respiratórias ou desvio de septo, podem ser corrigidos através desta técnica.
Apenas um cirurgião plástico qualificado com certificado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pode realizar esta cirurgia visando êxito no resultado. Além de utilizar de cuidados para preservar a saúde e segurança dos seus pacientes.
Toda cirurgia tem seus riscos e limitações, mas quando ela é realizada por um profissional que conhece as técnicas e o ambiente é propício para o procedimento, as chances de um problema acontecer são reduzidos.
Dentro da cirurgia de rinoplastia existem algumas modalidades que variam de acordo com a necessidade e objetivo de cada paciente.
Abaixo iremos detalhar essas modalidades, bem como suas subdivisões.
A rinoplastia estética é a modalidade mais procurada pelos pacientes. Principalmente nos dias de alta exposição que vivemos atualmente e com a difusão das redes sociais. Pois, através delas é possível gravar vídeos e postar fotos a todo momento. Sobretudo, é normal que alguns traços do nosso corpo e, principalmente, de nosso nariz nos incomodem. Sendo assim, a rinoplastia estética é usada para melhorar a aparência do nariz.
Geralmente, as insatisfações em relação ao nariz podem ser atendidas com esse tipo de técnica que possui algumas subdivisões:
A rinoplastia funcional é um procedimento que além de cumprir uma demanda estética do paciente, também é responsável por alterações funcionais na estrutura nasal.
Veja alguns casos:
A rinoplastia étnica é a cirurgia realizada em pessoas insatisfeitas com traços étnicos presentes no formato do nariz.
Exemplos:
Existem diversas técnicas que podem ser usadas para corrigir essas insatisfações preservando sempre o caráter harmônico da face.
Esse tipo de técnica também pode ser chamado de cirurgia de correção ou revisão, pois refere-se a pacientes que já foram submetidos a uma ou mais rinoplastias, mas não obteve o resultado desejado. Assim, o paciente interessado passa novamente pela cirurgia de rinoplastia com o objetivo de alcançar à estética ou funcionalidade esperada.
Uma vez identificado o tipo e extensão da fratura, determina-se os procedimentos a serem feitos na rinoplastia. Em geral, devido aos danos estruturais, essa cirurgia envolverá mais que questões estéticas.
O formato deve ser cuidadosamente considerado, observando as características do rosto e do nariz antes do trauma. Os danos estruturais do nariz, principalmente o desvio de septo, devem ser identificados e reparados.
No geral, a rinoplastia pode ser combinada com a septoplastia para melhorar a correção de danos internos e funcionais.
Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia: a aberta (exorrinoplastias) ou fechada (endonasal). Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas.
Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens e a escolha é definida durante a avaliação feita pelo cirurgião plástico no consultório.
Rinoplastia aberta: nesta técnica o profissional faz incisões na columela, (tecido que se localiza entre as narinas), para então erguer a pele do nariz, e esculpi-lo com uma maior liberdade e visibilidade.
Rinoplastia fechada: nesta técnica as incisões serão apenas dentro das narinas, não sendo erguida a pele do nariz. O médico modelará seu nariz com instrumentos delicados, o que exige muita experiência e boa formação do profissional.
Rinoplastia aberta: geralmente o procedimento cirúrgico dura entre duas a quatro horas, e a anestesia pode ser local ou geral. A cirurgia pode demorar um pouco mais, porém o cirurgião tem maior controle e visibilidade para trabalhar.
Rinoplastia fechada: geralmente dura cerca de uma a duas horas, e sua anestesia poderá ser local ou geral. O procedimento exige mais da capacidade do profissional, já que a visão fica limitada. Logo, é preciso muita experiência e embasamento técnico.
Rinoplastia aberta: geralmente a cicatriz é bem pequena, pois a incisão se dará na columela. Onde na maioria dos casos esta cicatriz torna-se imperceptível. As incisões são pequenas e a região favorece que a cicatriz fique “escondida”.
Rinoplastia fechada: a cicatriz é praticamente imperceptível, pois as incisões são feitas nos sulcos do nariz, ou dentro dele. Esta é uma das maiores vantagens da técnica, pois as cicatrizes ficam totalmente escondidas dentro das narinas.
Os cuidados no período pós-operatório devem ser seguidos rigorosamente.
Veja abaixo alguns deles:
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina e Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é proibido a divulgação de preços de cirurgias plásticas através da internet.
Em primeiro lugar, para saber quanto custa uma rinoplastia é necessário agendar um consulta com o cirurgião plástico. Após a avaliação presencial e indicação do procedimento, o médico irá mencionar o valor da cirurgia, além das condições de pagamento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte