A ninfoplastia ou cirurgia íntima feminina consiste na plástica dos lábios vaginais. O objetivo da técnica é diminuir o seu tamanho ou apenas deixá-los mais simétricos. Vale ressaltar que, essa cirurgia também pode abranger a correção dos grandes lábios e monte de vênus (região acima do púbis).
Este procedimento é indicado a todas as mulheres que estão incomodadas com o tamanho e aspecto dos pequenos lábios, seja por eles serem grandes demais ou assimétricos. Apesar de já ser bastante realizada no país, a maior parte das brasileiras não gostam de revelar que realizaram o procedimento.
As mulheres que procuram a ninfoplastia geralmente se queixam de constrangimento no momento da relação sexual. Ou mesmo na hora de vestir roupas mais justas, se trocar em locais como vestiários de lojas ou de academias de ginástica.
Além da motivação estética, outra indicação para se realizar a ninfoplastia é a dispareunia, ou seja, dor durante a relação em virtude de os pequenos lábios se dobrarem para dentro durante a penetração.
Em alguns casos raros, existe ainda a procura por mulheres com quadro de infecção de repetição causadas pelo excesso de pele no local, que dificulta a higiene íntima.
Portanto, a cirurgia íntima visa à recuperação da autoconfiança das pacientes, além de uma qualidade de vida melhor.
A ninfoplastia é dividida em:
Esse último tipo, embora não seja um procedimento estético, tem um caráter funcional e é muito buscado por mulheres que tiveram alterações na vagina por causa de um parto problemático ou por terem bexiga caída.
Embora a ninfoplastia não tenha contraindicação, é recomendado que mulheres com infecções ativas ou corrimentos devam tratá-los antes. Para quem sofre de doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão, é preciso um acompanhamento mais de perto de um especialista.
Este procedimento é importante para monitorar as condições de realizar a cirurgia com segurança.
Às mulheres fumantes, recomenda-se parar de fumar pelo menos 30 dias antes do procedimento. A recuperação costuma ser rápida e indolor e os resultados já podem ser vistos em poucos dias, logo após a melhora do edema inicial.
Geralmente o resultado definitivo poderá ser observado após o sexto mês. Este é tempo razoável para o amadurecimento da cicatriz. Após o segundo mês da cirurgia já é possível observar um resultado bastante significativo.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte