A cirurgia plástica pós bariátrica é indicada para pacientes que após perder muito peso, ficou com excesso de pele em algumas partes do corpo, que geralmente são, no abdômen, braços, pernas, seios e nádegas. Contudo, a quantidade de pele para mais, pode deixar o corpo com uma aparência flácida e com a silhueta pouco definida.
Sobretudo, o excesso de pele não é um problema meramente estético. A pele é o maior órgão do corpo e corresponde a 16% do peso corporal e é vital para a sobrevivência do indivíduo. Contudo, suas funções incluem regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais, que são as sensações de calor, frio, pressão, dor e tato.
Mas, a pele passa a ser um problema, devido à flacidez em demasia, causada pela grande quantidade de peso perdida após a bariátrica. E os problemas de saúde mais comum neste caso são:
A cirurgia plástica pós bariátrica é a solução para o problema, sendo que cada caso deve ser avaliado individualmente pelo cirurgião plástico. Existem vários procedimentos eficazes e seguros para melhorar o contorno corporal do paciente. Mas, para escolher a opção mais certa em cada caso, o médico precisa analisar dois fatores principais:
A cirurgia plástica deve ser feita quando o objetivo de perda de peso estipulado pelo cirurgião bariátrico for atingido ou quando ocorrer uma estabilidade do peso do paciente. O propósito é eliminar excessos de peles e flacidez que podem dar uma aparência corporal disforme após o emagrecimento do paciente.
Vale ressaltar que, o paciente precisa retomar primeiro à equipe de cirurgia que fez a bariátrica para constatar se o paciente está apto para o novo procedimento. A estabilidade do peso é um dos fatores que irá intervir na decisão. Geralmente, o paciente preciso de 12 a 18 meses para chegar ao resultado esperado. O paciente não pode estar com anemia para fazer a cirurgia plástica, portanto deve se tratar antes e assim garantir a segurança do procedimento.
As cirurgias plásticas pós bariátricas mais realizadas são:
O planejamento de cada cirurgia depende do grau de flacidez do paciente e de suas condições físicas para o procedimento. A anestesia depende do tipo de cirurgia que você irá fazer.
O body lift é uma cirurgia plástica por combinação que tem como objetivo melhorar o contorno corporal. Geralmente em regiões que podem ficar com muita flacidez, após cirurgia bariátrica são:
Mas, o maior benefício do body lift é que ele realiza o máximo de processos de correção em apenas uma cirurgia. Sendo assim, a pele é remodelada durante a cirurgia e, geralmente, todos os locais que precisam da técnica são corrigidos na mesma cirurgia.
No geral, o tempo, em média, que a cirurgia deve durar é de 4 até 8 horas, e isso tudo dependerá do caso de excesso pele do paciente.
Para realizar o body lift com segurança é preciso que o paciente tenha um peso estável, sem muitas alterações. Também é muito importante estar com o índice de massa corporal ideal, ou seja, o mais dentro da média possível.
Mas, antes da realização da cirurgia plástica todo paciente precisa ser avaliado individualmente, devendo passar por uma avaliação clínico-laboratorial que inclui vários exames que irão atestar a saúde do paciente.
Vale lembrar que, antes da estética é preciso priorizar a saúde. Portanto, tudo deve ser feito com planejamento e segurança.
Faça a sua cirurgia plástica com um profissional habilitado e experiente no assunto. Assim, você terá sucesso do começo ao fim do seu tratamento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte