É muito comum, após grande perda de peso, a pessoa ficar com flacidez no abdômen. Mas, como eliminar a barriga flácida após o emagrecimento?
Este é assunto que afeta a autoestima das pessoas e iremos abordar mais sobre o assunto ao longo do texto.
No geral, a flacidez é decorrente da diminuição da tonicidade da pele, e sua intensidade depende de vários fatores, tais como:
Vamos dar um exemplo, um jovem que emagrece poucos quilos, dificilmente apresentará esse problema.
Já pessoas mais idosas, com pele clara, fumantes, com frequente exposição ao sol, quando perdem grande quantidade de peso, provavelmente terão flacidez intensa em várias regiões, como:
Sobretudo, mesmo as pessoas magras que praticam atividades físicas regulares e fazem dieta balanceada, podem ter a pele flácida, dependendo dos fatores acima citados.
Durante o período da gravidez, a mulher passa por um acúmulo de hormônios que atuam na transformação do corpo, começando pelas mamas, que incham bastante e também o crescimento da barriga, que fica mais evidente após o quinto mês.
Os músculos da barriga passaram por uma grande mudança em seu comprimento e também um grande afastamento abrindo a região central para que houvesse espaço para o bebê.
Esse afastamento que ocorre durante a gravidez denomina-se diástese, que é a separação funcional os músculos para que a barriga possa se expandir. Durante essa expansão há também um grande alongamento das fibras musculares.
Após a gravidez, esse retorno não é tão natural assim e na maioria dos casos, a diástase permanece e o alongamento também, dando a barriga aquela visão de flacidez, estufamento, como se a mulher ainda estivesse grávida de alguns meses.
Seguem algumas dicas que envolvem mudança de hábitos:
Geralmente, a partir dos 30 anos a musculatura vai cedendo espaço para o tecido adiposo, de maneira que o percentual de gordura corporal tende a aumentar à medida que perdemos massa magra.
E quando esse acontecimento natural vem acompanhado de uma dieta hipercalórica rica em gorduras e carboidratos refinados (sobretudo doces), o que temos é um grande acúmulo de gordura na região abdominal, condição que leva à distensão da pele no local e acarreta o aspecto mais flácido.
Portanto, é importante ter uma dieta equilibrada com bastante legumes, frutas, carnes magras e outros produtos saudáveis.
Que a água faz bem você já sabe, mas saiba também que o líquido mais abundante da Terra é também fundamental para combater a flacidez na barriga.
Além de melhorar o funcionamento intestinal e reduzir o inchaço do abdômen, a água ainda é necessária para que o fígado consiga metabolizar a gordura e possa utilizá-la como fonte de energia.
Portanto o consumo de água – combinado, é claro, com a prática de atividade física – irá estimular a queima dos ácidos graxos e a consequente redução dos estoques de gordura na região abdominal. E quanto menos tecido adiposo no local, mais fácil será o aparecimento da musculatura abdominal.
Além da musculação tradicional, é importante que você consiga encaixar no seu treino sessões de treinamento específico para a região abdominal.
Formado pelo músculo reto do abdômen e outros músculos menores, o abdômen deve ser exercitado de maneira que todos esses músculos sejam mobilizados, o que pode ser feito através de exercícios específicos para cada região.
Sobretudo, existem vários tratamentos direcionados para ajudar a prevenir a flacidez na região da barriga. Veja alguns exemplos:
A cirurgia plástica no abdômen pode ser uma alternativa para deixar a barriga com aspecto reto. Mas, lembre-se que, se trata de um procedimento invasivo que deve ser indicado por um cirurgião plástico.
Viu como eliminar a barriga flácida após emagrecimento existe solução? Procure seguir algumas dessas dicas e tenha um abdômen mais liso.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870