Quer saber como funciona a rinoplastia? Informaremos tudo neste texto para você!
A cirurgia de rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como principal função remodelar o formato do nariz. Mas, apesar do que muitos pensam, nem sempre a rinoplastia é feita somente com propósitos estéticos. Portanto, podemos destacar outras situações no qual a rinoplastia pode ajudar os pacientes. Exemplos como, disfunções respiratórias ou desvio de septo, podem ser corrigidos através desta técnica.
Apenas um cirurgião plástico qualificado com certificado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pode realizar esta cirurgia visando êxito no resultado. Além de utilizar de cuidados para preservar a saúde e segurança dos seus pacientes.
Toda cirurgia tem seus riscos e limitações, mas quando ela é realizada por um profissional que conhece as técnicas e o ambiente é propício para o procedimento, as chances de um problema acontecer são reduzidos.
Durante a realização da rinoplastia aberta, que é um tipo de técnica utilizada, ficam expostas durante o procedimento as estruturas, como cartilagens, ligamentos e ossos, e o cirurgião molda e reposiciona o nariz de acordo com a necessidade do caso.
É comum que, caso as estruturas nasais do paciente não apresentem condições favoráveis ou não sejam suficientes para realizar o procedimento, sejam utilizadas cartilagens de outras partes do corpo do paciente, tais como costelas ou orelhas.
A rinoplastia pode ser realizada sob anestesia geral ou local com auxílio de sedação, dependendo do que for mais confortável ao paciente e mais seguro, de acordo com o cirurgião plástico. Em ambas as situações, o paciente pode receber alta em, no máximo, 24 horas, salvos os casos nos quais há a necessidade de um período maior de recuperação, como quando a rinoplastia é associada à outra cirurgia plástica, por exemplo.
Para avaliar o resultado final da rinoplastia é preciso paciência, já que a reabsorção do inchaço é especialmente lenta no nariz. Normalmente, alguns resultados parecem excelentes após um ou dois meses, enquanto outros necessitam de mais tempo para a cicatrização completa. Em geral, o resultado final pode ser apreciado somente após um ou dois anos.
As atividades físicas podem ser retomadas após um mês, sendo que qualquer modalidade com risco de traumatismo nasal deve ser evitada por pelo menos dois meses.
Vale lembrar que, quando a cirurgia de nariz é bem executada, ela pode melhorar a harmonia facial de forma significativa, promovendo uma boa melhora na autoestima. Grande parte dos pacientes se sentem mais confiantes nas relações profissionais e sociais, após a cirurgia.
Para os pacientes que procuram a rinoplastia para resolver os problemas respiratórios, existe uma notável melhora na qualidade de vida quando a cirurgia consegue restabelecer a integridade das vias aéreas.
Praticamente não existem cicatrizes aparentes na cirurgia plástica estética no nariz. Isto porque as incisões são feitas “dentro do nariz” ou nos sulcos. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis. Em outros casos (rinoplastia aberta), uma cicatriz quase imperceptível é feita na ”columela” (parte inferior entre as narinas).
O custo é sempre uma consideração em cirurgia eletiva. Os honorários de um cirurgião podem variar de acordo com a sua experiência e o tipo de procedimento realizado.
Contudo, o preço da rinoplastia pode incluir:
Gostou de conhecer informações relevantes sobre como funciona a rinoplastia? Mas, lembre-se que, para realizar uma cirurgia com segurança é preciso procurar um cirurgião plástico especializado e de confiança.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870