Nos acompanhe desvendando equívocos comuns sobre rinoplastia e saiba todas as informações sobre essa cirurgia plástica
A rinoplastia, também conhecida como cirurgia plástica no nariz, está entre as principais cirurgias plásticas no Brasil e no mundo. Uma procura tão elevada traz uma série de dúvidas e questionamentos sobre esse procedimento.
Da mesma forma, existem diversas verdades e mitos relacionados aos procedimentos estéticos. Por isso, aqui vamos, aos poucos, desvendando equívocos comuns sobre rinoplastia, para melhor esclarecer pacientes que estejam interessados nesta intervenção cirúrgica.
Existe mais de uma técnica para a realização dessa intervenção cirúrgica, sendo as duas principal divisão feita em “aberta” ou “fechada”.
No procedimento por via aberta, a médica faz a técnica a partir de pequenos cortes (tecnicamente chamados de incisões) na região entre as narinas, a columela.
Contrariamente, no procedimento fechado, os cortes são feitos na região interna das narinas. A escolha da abordagem irá depender do tipo de intervenção cirúrgica e do objetivo final da cirurgia.
Para prosseguir desvendando equívocos comuns sobre rinoplastia vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre essa temática. Assim, será possível ter mais segurança no momento de realizar o seu procedimento.
MITO. Assim como em qualquer outra intervenção cirúrgica, existem limitações. Esses limites existem principalmente devido às características anatômicas da própria paciente, as condições de saúde, entre outros.
Vale destacar, ainda, que a cirurgia plástica do nariz não tem como objetivo alcançar um único tipo de nariz para todas as pessoas. O que se pretende alcançar com esse procedimento é o equilíbrio das características faciais e, dessa maneira, alcançar um rosto mais harmônico.
Por isso, é essencial alinhar as expectativas com a cirurgiã responsável pelo seu procedimento.
MITO. Como dito anteriormente, existem diversos tipos de abordagem cirúrgica, desvendando mais um dos equívocos comuns sobre rinoplastia. Os objetivos podem ser estéticos, funcionais ou compreender ambos.
Além disso, essa intervenção cirúrgica pode ser indicada após algum trauma local, que possa deformar o nariz, ou ainda um procedimento revisional para corrigir detalhes relacionados à intervenção feita anteriormente.
Da mesma forma, o local do corte (incisão) também varia de acordo com o procedimento desejado, o que torna esse procedimento muito amplo em suas intervenções.
MITO. Desvendando equívocos comuns sobre rinoplastia, temos que o procedimento em si é feito sob anestesia local ou, de maneira mais comum, geral. As queixas de dor no pós-operatório, por sua vez, geralmente são resolvidas com analgésicos comuns.
Além disso, a realização desse procedimento não está associada ao surgimento de problemas respiratórios, muito pelo contrário. Na verdade, essa intervenção pode ser feita com objetivo funcional, que visa justamente corrigir problemas respiratórios causados por alterações na estrutura do nariz, como o desvio de septo.
MITO. Os resultados já podem ser percebidos imediatamente após a intervenção cirúrgica, mas eles não são definitivos. Isso porque o inchaço compromete a visualização do resultado final.
Nesse sentido, apenas após 6 meses é possível contemplar o resultado definitivo.
VERDADE. Como antecipado, existem diversos tipos de procedimentos, assim desvendando mais um dos equívocos comuns sobre rinoplastia. Os principais tipos são a rinoplastia funcional, estética, revisional e pós traumática.
É comum que após a cirurgia plástica do nariz estética alguns detalhes ainda incomodem o (a) paciente. Sendo a intervenção do tipo revisional essencial para revisar esses detalhes.
Após compreender melhor sobre os mitos e verdades desse tema é essencial escolher o melhor local para realizar seu procedimento.
Isso porque, tanto a recuperação, quanto o sucesso do procedimento dependem da colaboração do (a) paciente e da capacidade técnica da cirurgiã escolhida.
Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) desde 1994, Dra. Beatriz Benevides é uma cirurgiã plástica graduada em Medicina desde 1990, pós-graduada em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica e Especializada em Cirurgia Plástica Estética pela Clínica Planas, na Espanha (Barcelona) desde 1996.
Por isso, se você deseja continuar desvendando equívocos comuns sobre rinoplastia ou quer agendar seu procedimento, agende uma consulta com a Dra. Beatriz Benevides.