A ação do tempo prejudica a pele do rosto. Além dos efeitos do sol, poluentes e a gravidade, alguns fatores como a queda das pálpebras e a falta de colágeno podem afetar a funcionalidade e causar muito desconforto em relação à aparência da face. Portanto, a cirurgia plástica do rosto é uma alternativa para muitos pacientes.
Entenda um pouco mais sobre esta cirurgia.
A ritidoplastia ou cirurgia plástica do rosto é um procedimento estético que pode ser realizado com o objetivo de diminuir as rugas do rosto e pescoço, além de reduzir a flacidez da pele e remover o excesso de gordura do rosto, dando um aspecto mais jovem e bonito.
Sobretudo, o procedimento é realizado no bloco cirúrgico pelo cirurgião, sendo necessário tomar anestesia geral ou sedação. Contudo, o médico realizará o procedimento de acordo com a necessidade de cada paciente, pois existem diversas técnicas e tipos de cirurgia a ser utilizada. Falaremos mais sobre isso à frente.
Antes de realizar o lifting facial é necessário fazer uma avaliação geral do estado de saúde do paciente, realizando exame de sangue e eletrocardiograma, por exemplo. Comumente, o médico questionará sobre a presença de doenças, uso de remédios frequentes, uso de cigarro ou alergias que podem comprometer a recuperação. Todos estes protocolos devem ser seguidos visando à saúde e bem-estar dos pacientes.
O lifting facial é feito com o objetivo de diminuir os sinais de envelhecimento, apesar de não retardar ou parar o processo de envelhecimento. Por isso, o lifting é realizado quando a pessoa deseja corrigir:
Esta cirurgia corrige a flacidez da face e pescoço por remoção do excesso de pele e reforço dos músculos flácidos da face e pescoço. Contudo, este procedimento é feito através de incisões e descolamentos menores e em região localizada da face. Assim as cicatriz ficam menores e mais discretas. Comumente, de forma complementar é associado Lipoescultura facial e Lipofilling.
Lifting temporal é um procedimento de cirurgia estética para melhorar as linhas de expressão e os vincos verticais que se desenvolvem entre as sobrancelhas, incluindo pés de galinha e sobrancelhas caídas. Contudo, este procedimento ajuda a restaurar a juventude facial e a aumentar a confiança.
O lifting frontal é uma intervenção que melhora a aparência envelhecida na testa, reduzindo as rugas profundas ao redor dos olhos e nariz.
Com o passar do tempo, é natural que a pele se torne mais fina e perca a sustentação. Assim, logo não é só o rosto que mostra a idade. Contudo, ela também aparece na flacidez do pescoço, um problema que é muito acentuado em algumas pessoas.
Sobretudo, nesses casos, não adianta fazer apenas um lifting facial. Afinal, os sinais no pescoço continuariam afetando a aparência da região e talvez ficassem até em destaque, considerando que a pele do rosto ficaria bem mais lisa.
Para não ter essa discrepância entre rosto e pescoço, os médicos recomendam a realização do lifting cervico-facial. Dessa forma, toda a região fica rejuvenescida, promovendo um resultado uniforme e natural.
O lifting endoscópico oferece a vantagem de menores incisões e cicatrizes menos visíveis, além de se preservar toda a área neurovascular supraorbital.
Com o auxílio de descoladores e dissectores se pode soltar de forma mais segura e precisa todos os tecidos da face e do periósteo utilizando inúmeras opções de fixação garantindo uma ótima estabilidade dos tecidos a longo prazo.
Contudo, os benefícios da vídeocirurgia trazem a cirurgia plástica facial uma melhor e mais segura visualização das estruturas sensíveis e uma recuperação menos dolorosa aos pacientes, tornando-se uma excelente opção em cirurgia plástica.
Vale destacar que, após uma avaliação presencial realizada pelo cirurgião plástico é possível indicar a melhor técnica para cada caso. Também, é fundamental procurar por um cirurgião plástico qualificado e experiente para evitar transtornos. Afinal, sua saúde e segurança valem muito.
Procure um cirurgião plástico especializado e faça uma avaliação.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870