A flacidez facial é um sinal bastante comum do envelhecimento da pele. Mas você sabia que há como preveni-la e até mesmo tratá-la? Com algumas mudanças de hábitos e a ajuda de profissionais certos, é possível deixar a pele muito mais firme, bonita e saudável.
A flacidez é a falta de firmeza da pele, que acontece por conta de vários processos internos. A principal causa desse problema é genética e se deve ao envelhecimento natural da pele. Com a idade e o passar dos anos, é normal as pessoas apresentarem uma perda e diminuição das fibras de colágeno e elastina, que são os tecidos que dão sustentação e firmeza à pele. Comumente, com aproximadamente 50 anos de idade, o organismo produz somente 35 a 40% do colágeno necessário para deixar a pele firme.
Além dos processos genéticos, existem vários fatores que aceleram o envelhecimento da pele e que, consequentemente, também prejudicam a formação de colágeno e elastina. Principalmente a exposição solar excessiva e o tabagismo aumentam a degradação de colágeno. Fatores hormonais, agravados especialmente após a menopausa, são outros responsáveis também.
Para prevenir a flacidez facial, a sugestão é aumentar a ingestão de água para manter a pele do rosto hidratada e consumir alimentos ricos em proteínas, pois eles são fundamentais na manutenção dos músculos, que vão ajudar a preencher a pele flácida.
Também é indicada a utilização de cremes hidratantes específicos para flacidez facial à base de silício ou colágeno diariamente nos locais com maior incidência, pois promovem bons resultados.
Lifting facial é a cirurgia plástica da face para rejuvenescer, ou seja, eliminar rugas, flacidez e remover o excesso de pele. Sobretudo, a técnica promove um levantamento do rosto, ameniza consideravelmente os vincos e resgata e aprimora os contornos faciais.
O envelhecimento da face se dá principalmente por perda de gordura, além da flacidez dos tecidos. No caso o lifting facial ou ritidoplastia, é realizado no terço médio da face para elevar e reposicionar o tecido e a musculatura.
Sobretudo, a cirurgia está indicada para todas as pessoas que apresentam sinais mais marcantes da flacidez de pele, como os sulcos mais profundos, flacidez de pescoço, queda das estruturas faciais.
A faixa etária é o que menos importa na hora de indicar um lifting facial. Pois, os fatores que realmente devem ser observados são o grau de flacidez de pele, a qualidade muscular e se há ou não reabsorção de tecidos profundos do rosto.
Apesar de a maioria desses sinais surgirem de forma intensa após os 50 anos, dependendo da tendência individual e de alguns hábitos de vida do paciente, eles podem aparecer precocemente, a partir dos 40 anos, por exemplo. Por isso, a avaliação individualizada é fundamental para a indicação correta da Ritidoplastia.
Durante as consultas iniciais, o cirurgião plástico analisa de forma minuciosa as características faciais do paciente, traçando estratégias particulares para cada cirurgia. A ritidoplastia pode ser feita em conjunto com outras técnicas cirúrgicas que aperfeiçoam o resultado final, como a blefaroplastia, procedimento que visa à remoção do excesso de pele das pálpebras. Cada caso precisa ser estudado e examinado de forma individualizada.
Além da avaliação em consultório, são necessários diversos exames laboratoriais, hemograma completo, exame de urina, coagulograma, entre outros, além da realização do risco cirúrgico.
De forma geral, os primeiros dias podem provocar maior desconforto, especialmente ao realizar movimentos exagerados com a mímica facial. Por isso, recomenda-se que o paciente faça uma semana de repouso relativo.
Os pontos são retirados em aproximadamente 10 dias da cirurgia, e o edema pode durar por algumas semanas no pós-operatório. O cirurgião sempre irá prescrever medicamentos específicos para o total conforto do paciente durante este período.
Procure um cirurgião plástico especializado e faça uma avaliação.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870