A ginecomastia pode ocorrer em pessoas de todas as idades. Existem casos em recém-nascidos, onde a causa mais comum costuma ser uma reação ao contato com o estrogênio da mãe durante a gestação. Nesses casos, a ginecomastia costuma se resolver rapidamente.
Na puberdade, o problema costuma acontecer por volta dos 14 anos de idade e podem afetar apenas uma ou as duas mamas. Nesses casos, a ginecomastia se deve ao aumento tardio na quantidade de testosterona nos meninos em relação à quantidade de estrogênio que é bastante comum durante a puberdade.
Quando o problema atinge homens mais velhos, ele pode estar diretamente relacionado à queda nos níveis de testosterona no organismo.
A cirurgia plástica é indicada para qualquer homem que tenha boa saúde, e que queira fazer o tratamento de crescimento das mamas, resolvendo o problema com a cirurgia de ginecomastia.
Caso o crescimento das mamas aconteça na puberdade, é recomendável fazer a cirurgia ao completar 18 anos.
Para o planejamento cirúrgico, normalmente os especialistas consideram três classificações:
Para realizar o procedimento de ginecomastia, podem ser utilizadas diversas técnicas diferentes, como associar a lipoaspiração para realizar a retirada de gordura da região, assim como a retirada do excesso de glândula, onde é feito um pequeno corte na borda inferior da auréola. Quando necessário, pode-se também a retirar o excesso de pele, tudo para que o paciente possa conquistar sua autoestima, proporcionando um resultado natural e muito positivo.
O resultado final após a cirurgia trás benefícios estéticos e mudanças no comportamento dos homens, pois eles se tornam muito mais determinados e confiantes.
A cirurgia é realizada em caráter hospitalar e a anestesia mais usada é a local associada com sedação, mas podem-se usar outros tipos de anestesia conforme recomendação médica. O paciente pode permanecer acordado durante a cirurgia, mas relaxado sob efeito de medicações tranquilizantes.
Seguir as recomendações médicas é imprescindível para o bom andamento do procedimento. Por isso, veja algumas dicas sobre o que fazer nos dias que antecedem sua cirurgia plástica de ginecomastia:
Após o procedimento é comum que a região apresente edemas e que alguns curativos estejam em uso. Sendo assim: