A harmonização facial é um conjunto de procedimentos que servem para dar proporções equilibradas para o rosto.
Esta técnica caiu no gosto das pessoas e surpreende por modelar determinadas partes do rosto sem a necessidade de uma cirurgia, deixando as linhas faciais mais harmônicas e simétricas.
Se você ficou interessada no assunto, continue a leitura e saiba tudo sobre este procedimento.
Comumente, depois dos 25 anos, a pessoa começa a sentir os efeitos do envelhecimento. O bigode chinês, por exemplo, pode dar sinais no rosto. Assim, “com 40 anos os efeitos estão visíveis e as pessoas buscam mais pela harmonização facial. O ideal seria começar antes, por volta dos 25 anos mesmo, com tratamentos mais leves, como a toxina botulínica. Em teoria qualquer pessoa pode fazer, mas precisa verificar se está bem de saúde e se não tem contraindicação sistêmica.
Os procedimentos que fazem parte da harmonização facial são recomendados para corrigir diferentes aspectos da face, como:
Portanto, a harmonização facial pode corrigir diversas insatisfações com a face e tem como objetivo que o resultado seja uma estética mais agradável e harmoniosa entre as diferentes estruturas do rosto, proporcionando não apenas uma mudança pontual.
A harmonização começa com técnicas de reestruturação, onde promovemos efeito lifting com vetores contrários àqueles que provocam a flacidez. O contorno também é definido com a intenção de focar rosto e pescoço, separando e realçando a beleza de cada um.
A segunda parte da harmonização é o detalhamento com a melhoria dos lábios, das olheiras e, eventualmente, do nariz. O melhor profissional para realizar esse procedimento é o médico dermatologista ou cirurgião plástico, que é treinado sempre com base em conhecer anatomia da pele e capaz de alertar sobre os pontos perigosos. Além disso, esses profissionais conhecem profundamente os produtos e suas possíveis reações.
O preenchimento para harmonizar é aplicado com cânulas ou agulhas e pode gerar hematomas ou edema discreto. Geralmente é realizado em apenas uma sessão, mas podem ser necessárias até três.
O ácido hialurônico é responsável pelo preenchimento, pois quando usado na pele promove uma hidratação intensa com projeção e volume localizados. Já a hidroxiapatita de cálcio é um preenchedor e um bioestimulador e, favorece a produção de colágeno após sua aplicação. Hoje, também existe um produto de alta tecnologia que mistura ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio na mesma seringa, promovendo volumização, projeção e melhoria da qualidade da pele.
A toxina botulínica também pode ser usada na harmonização facial com o objetivo de paralisar os músculos da testa, entre as sobrancelhas e também próximo aos olhos para amenizar o indesejável pé-de-galinha, por exemplo. Contudo, vale destacar que este produto não é um preenchedor e sua aplicação ameniza as linhas de expressão.
Para que as mudanças possam ser vistas é necessário aguardar um tempo entre 15 e 30 dias até diminuir o inchaço e o edema. Após este período o médico fará uma nova avaliação e poderá fazer alguns retoques caso seja necessário.
Os tratamentos estéticos oferecem resultados temporários, e isso depende das técnicas utilizadas na harmonização facial. Os efeitos da toxina botulínica, por exemplo, duram entre 4 a 6 meses.
No caso dos preenchimentos feitos com ácido hialurônico, a variação dura de 12 a 18 meses, podendo se estender de acordo com a substância utilizada.
Apesar de na maioria das vezes a harmonização fácil ser considerada um procedimento seguro, quando não é realizado por um profissional capacitado ou quando a técnica não é realizada corretamente, o procedimento pode estar associado com alguns riscos, como obstrução do fluxo sanguíneo no local e necrose, que corresponde à morte do tecido, além de deformação no rosto.
No caso também do procedimento ser realizado por um profissional que não esteja capacitado ou que não tenha as condições adequadas de higiene, há também maior risco de desenvolvimento de infecções, o que pode ser bastante grave. Além disso, como algumas das técnicas realizadas na harmonização facial não possuem efeito duradouro, as pessoas acabam por realizar o procedimento mais de uma vez, o que pode fazer com que o músculo do local fique enfraquecido e a pele fique flácida.
Procure seu médico de confiança e saiba mais.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870