Conheça mais sobre o lifting de testa e entenda como esse tratamento pode auxiliar no rejuvenescimento da face
Os procedimentos de rejuvenescimento facial têm se tornado cada vez mais populares no Brasil e no mundo. Com o surgimento de novas técnicas menos invasivas, esses tratamentos têm liderado o ranking de cirurgias mais realizadas por ano.
É nesse contexto que intervenções cirúrgicas, como o lifting de testa, se encaixam. Por isso, conheça a seguir algumas explicações e informações importantes sobre esse tipo de cirurgia estética.
Como o próprio nome sugere, o lifting facial é um procedimento estético que tem como finalidade rejuvenescer a pele da região, reduzindo rugas e marcas de expressão.
Por meio do levantamento e sustentação dos músculos da face, a cirurgia atua atenuando os sinais da idade e amenizando as linhas e marcas que dão um aspecto de cansaço e até mesmo de tristeza ao rosto. Assim, o resultado final da operação será um rosto mais jovial e com mais leveza.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional de Santa Catarina (SBCP-SC), os principais benefícios oferecidos pelo lifting de testa são:
Todos esses pontos associados contribuem para a melhoria do semblante, trazendo mais jovialidade e melhorando a autoestima do paciente.
A primeira etapa da cirurgia é a aplicação de anestesia, que pode ser local ou geral a depender da técnica que será utilizada e também com base na preferência do cirurgião. Após esse processo, inicia-se a fase de realizar as incisões nos locais determinados para que seja feito o reposicionamento muscular e da pele na região frontal.
Para a reposição, existem várias técnicas que podem ser utilizadas, sendo o lifting coronal um dos mais conhecidos.
Esse método consiste na realização de uma incisão (corte) de orelha a orelha e posterior remoção do excesso de pele. A partir disso, o tecido é recolocado no lugar e é feita sutura na área de contorno do couro cabeludo. Apesar de ser muito funcional e oferecer bons resultados, o tempo de recuperação dessa técnica é mais prolongado devido à maior extensão do corte.
Uma outra opção é o lifting de testa por via endoscópica, na qual são feitas pequenas incisões no couro cabeludo por onde é feito o reposicionamento ou remoção dos músculos e tecidos em excesso a fim de corrigir ou pelo menos amenizar os sulcos e marcas de expressão.
Após fazer o lifting de testa, alguns cuidados são fundamentais para garantir a recuperação do paciente e para permitir que os resultados esperados sejam alcançados sem intercorrências e ou complicações.
Nos primeiros dias depois da operação, é comum que o rosto fique mais inchado e que apareçam alguns hematomas na região. Por causa disso, o médico pode orientar que o paciente mantenha a cabeça elevada durante a recuperação com o intuito de reduzir o edema e os roxos.
Cerca de 5 a 10 dias após a cirurgia de rejuvenescimento facial, é feita a remoção dos pontos e ou clipes e somente a partir daí que normalmente os pacientes são liberados para retomarem suas atividades diárias de forma progressiva.
Vale ressaltar ainda que, principalmente em consequência do edema e dos hematomas locais, os resultados do lifting de testa só começam a aparecer depois de algumas semanas gradativamente.
Além disso, em relação às cicatrizes, geralmente elas ficam imperceptíveis e melhoram o aspecto com o passar do tempo, sem trazer nenhum desconforto estético importante ao paciente.
Uma dúvida muito comum é justamente em que momento da vida a realização do lifting de testa é mais indicada. De forma geral, a idade mais adequada é a partir dos 50 anos.
Isso porque, nessa faixa etária os efeitos da idade já são mais perceptíveis e é possível ter uma noção mais apurada sobre as consequências que o envelhecimento, a exposição excessiva ao sol e os hábitos de vida ocasionarão na pele do paciente.
De forma geral, o lifting de testa tem como indicação principal os pacientes que possuem desconfortos estéticos em relação ao processo de envelhecimento da pele, buscando opções que retomam a saúde e jovialidade do tecido da face.
Em casos específicos, a cirurgia pode ser indicada para indivíduos com menos de 50 anos, principalmente quando possuem sinais de envelhecimento precoce. Porém, isso deve ser discutido com o cirurgião plástico a fim de avaliar o custo-benefício da operação.
Para saber mais sobre o lifting de testa, agende uma consulta com a Dra. Beatriz Benevides.