Compreenda mais sobre a formação das linhas de expressão e descubra métodos eficazes para o tratamento dessas marcas
Linhas de expressão são provavelmente as questões que ocasionam mais desconforto estético na região da face ao longo dos anos. Apesar de serem marcas naturais do envelhecimento, nem sempre elas são bem aceitas e podem inclusive causar impactos negativos na autoimagem.
Por isso, descobrir como tratá-las pode ser um passo importante para recuperar a autoestima e se sentir ainda mais bonita ou bonito, afinal não são apenas as mulheres que se incomodam com as temidas linhas de expressão.
Como o próprio nome sugere, as linhas de expressão são marcas na região da face que são ocasionadas, principalmente, pela movimentação da musculatura quando expressamos uma emoção ou até mesmo durante a fala ou choro.
Quando acionamos os músculos faciais, eles se movimentam mas retornam em seguida para o lugar, sem necessariamente deixar marcas fixas. O que acontece é que, ao longo dos anos, e com o costume de fazer certas expressões faciais, a pele do rosto vai perdendo a capacidade de retornar ao lugar inicial.
Ou seja, pode haver a formação de sulcos e vincos discretos que, quando não tratados e prevenidos, podem progredir e formar as chamadas linhas de expressão.
Vale reforçar, no entanto, que essas marcas, também chamadas de rugas dinâmicas, aparecem unicamente quando há a contração dos músculos da face e tendem a desaparecer quando o rosto está neutro.
Porém, quando elas não somem mesmo com a face neutra, elas recebem o nome de rugas estáticas profundas – ou seja, independem da contração e são de mais difícil tratamento.
A principal causa dessas marcas e sinais é a redução do colágeno na pele. Com o envelhecimento e a falta de hidratação adequada, o tecido cutâneo começa a perder a sua elasticidade e firmeza naturais.
Com isso, há uma maior predisposição para o aparecimento das linhas de expressão. Não se deve esquecer que, para que elas ocorram, é também necessário uma movimentação constante e frequente dos músculos faciais em expressões similares.
Obviamente esse ponto não é difícil de ser alcançado, afinal cada pessoa tem uma forma muito característica de demonstrar emoções – maneira essa que influencia diretamente o local em que as marcas irão surgir com o passar dos anos.
Pensando nisso, os locais e regiões da face mais acometidas pelas chamadas rugas dinâmicas são:
Após entender melhor o que são as rugas dinâmicas, bem como sobre as suas principais causas, conhecer quais são as possíveis formas de tratá-las de forma adequada é o próximo passo.
Diversas intervenções estéticas podem ser empregadas para tratar essas marcas na face, sendo os principais exemplos:
Vale destacar que os cremes faciais também são grandes aliados, já que melhoram a hidratação do tecido – o que já auxilia na melhora da elasticidade e firmeza. Porém, as formulações devem ser adequadas para cada tipo de pele, sendo importante buscar orientação de profissional especializado.
Os tratamentos que têm demonstrado mais eficácia contra as linhas de expressão são o Botox, o Lifting Facial e o preenchimento facial. Confira a seguir alguns detalhes sobre essas opções terapêuticas.
A Toxina Botulínica, mais conhecida como Botox, é um dos top 10 tratamentos estéticos mais realizados no Brasil e no mundo. Oferecendo excelentes resultados contra linhas de expressão e outros tipos de ruga, essa intervenção é uma das mais procuradas pelas pessoas que desejam melhorar o aspecto da face.
O tratamento consiste na aplicação da toxina botulínica, por meio de agulha fina, no local a ser tratado. Essa substância atua nos músculos, paralisando-os e impedindo que eles se contraiam de forma excessiva.
Dessa forma, o Botox corrige o sulco e vincos na pele ocasionados pela contração muscular.
O preenchimento facial também é uma excelente alternativa para quem deseja se livrar das linhas de expressão. Assim como o anterior, consiste na aplicação cutânea de uma substância que, neste caso, irá preencher o espaço “vazio” causado pelas marcas dinâmicas.
Existem atualmente vários tipos de preenchimentos, mas o mais conhecido e utilizado é o preenchimento com ácido hialurônico.
Ao contrário das opções citadas anteriormente, o Lifting Facial é o único tratamento definitivo para as linhas de expressão. Isso porque essa intervenção trata-se de uma cirurgia plástica.
Essa cirurgia – a partir da realização de incisões na região do couro cabeludo -, tem como objetivo remover o excesso de pele, esticando o tecido restante e removendo os sulcos e vincos que estavam presentes.
Para saber mais sobre os tratamentos das linhas de expressão, agende uma consulta.