A lipoaspiração (Lipo) é uma cirurgia plástica que consiste na aspiração de gordura através de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada. Geralmente, a lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas.
A lipoaspiração é indicada para mulheres e homens que tem gordura localizada e que não conseguem eliminá-la com atividade física. Vale lembrar que este não é um tratamento para obesidade, pois geralmente é retirado no máximo 5% do peso corporal do paciente. A lipoaspiração (Lipo) não substitui a prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.
Veja algumas partes do corpo que normalmente são lipoaspiradas:
A quantidade de gordura removida varia de pessoa para pessoa e isso será avaliado pelo cirurgião plástico antes da cirurgia.
Em geral, o procedimento é feito com anestesia peridural com sedação. Algumas clínicas fazem a lipo com anestesia geral, ´porém esse processo é mais invasivo e requer alguns cuidados especiais. O seu médico irá avaliar junto com você, qual será a anestesia indicada para seu caso.
Em seguida, o cirurgião plástico injeta uma solução com soro e adrenalina no local da gordura localizada. Essa solução tem como objetivo diluir a gordura e fechar os vasos sanguíneos para minimizar o sangramento.
O médico faz a incisão e através delas insere as cânulas (espécie de tubo oco) para aspirar a gordura para fora do corpo.
Como resultado, o paciente terá a melhora do contorno corporal quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.
Veja alguns cuidados a serem tomados antes de realizar a lipoaspiração:
Alguns medicamentos podem contribuir para o risco de hemorragia, como por exemplo: ácido acetil-salicílico (aspirina), entre outros. Portanto, o médico deverá ser avisado e você deve fazer a interrupção do medicamento de acordo com orientação médica.
Veja alguns cuidados a serem tomados após a cirurgia: