Saiba mais sobre os tipos de mamoplastia e não tenha mais dificuldades escolhendo entre aumento, redução e reconstrução
O conhecimento sobre os procedimentos estéticos têm empoderado cada vez mais as mulheres em relação às suas escolhas de tratamento. Entretanto, muitas delas ainda encontram dúvidas escolhendo entre aumento, redução e reconstrução.
Isso porque as diferenças entre essa cirurgias muitas vezes não são tão claras e, além disso, uma opção é também fazer mais de um desses procedimentos em conjunto em alguns casos, oferecendo diferentes resultados.
Por isso, confira a seguir sobre as indicações para a realização de uma mamoplastia e também sobre cada um desses procedimentos e como eles são.
Frequentemente há a confusão de que a mamoplastia é o procedimento de colocação de próteses. Entretanto, a mamoplastia diz respeito de forma geral à cirurgia plástica feita nas mamas, que pode ter, por sua vez, diferentes objetivos.
Dessa forma, podemos elencar 3 principais em que é possível estar escolhendo entre eles, que são: aumento, redução e reconstrução.
Sendo uma das mais conhecidas, esse tipo de mamoplastia visa aumentar o tamanho dos seios, a partir da colocação de próteses de silicone. A cirurgiã plástica tem a opção de fazer esse único procedimento de diferentes maneiras, variando no tipo de prótese, local da colocação dessas e incisão tipo de (corte) para inseri-las.
As próteses podem variar em tamanho e formato, podendo fornecer aspectos mais robustos ou mais naturais. Em relação à implantação, as mais comuns são submusculares, subglandulares e subfasciais, fornecendo também diferentes aspectos para o resultado final. Por fim, a incisão é na auréola, na região submamária ou na região axilar.
Cada escolha irá fornecer um resultado diferente. Assim, a decisão deve ocorrer em conjunto (paciente e cirurgiã), escolhendo entre aumento, redução e reconstrução de acordo com o desejo da paciente e a indicação médica.
Em relação à mamoplastia de redução, essa também é uma cirurgia muito procurado por pacientes que sofrem com peso das mamas, apresentando dores nas costas, dificuldade para se exercitar, entre outras limitações.
Além disso, questões estéticas, como “queda” das mamas com o passar do tempo também é um motivo de procura por esse procedimento.
Nesse caso, a médico retira o excesso de tecido mamário e faz o reposicionamento do conteúdo restante.
Além disso, também é uma opção a colocação de próteses no mesmo procedimento, ou posteriormente. Isso porque retirar tecido do volume mamário muitas vezes causa um “estranhamento” da paciente com o volume menor dos seios.
Esse diálogo ocorre na consulta, enquanto a paciente está escolhendo entre aumento, redução e reconstrução, ou unindo mais de um procedimento e analisando a melhor opção para o seu caso.
Esse é um procedimento indicado para pacientes que precisaram retirar parcialmente ou totalmente as mamas, geralmente por algum tipo de câncer ou trama na região.
Essa é uma cirurgia plástica das mamas com mais variedade de intervenções. Essa situação leva à mais dúvidas enquanto a paciente está escolhendo entre aumento, redução e reconstrução. Isso porque existem diversas formas de reconstrução, sendo as principais com uso de:
Assim, é possível ter mais autonomia escolhendo entre aumento, redução e reconstrução.
O pré e pós operatórios variam de acordo com cada um dos procedimentos citados e podem ser estabelecidos. Dessa forma, com a paciente escolhendo entre aumento, redução e reconstrução são solicitados exames pré operatórios, bem como são fornecidas orientações relacionadas à preparação para a cirurgia.
Da mesma forma, o pós operatório também irá depender do tipo de cirurgia que será realizada, mas na consulta pré operatória a paciente já recebe orientações sobre os cuidados que serão necessários.
Além de decidir pelo tipo de procedimento é essencial escolher pela cirurgiã responsável pela cirurgia, a fim de garantir a segurança e bons resultados.
Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) desde 1994, a Dra. Beatriz Benevides é uma cirurgiã plástica graduada em Medicina desde 1990, pós-graduada em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica e Especializada em Cirurgia Plástica Estética pela Clínica Planas, na Espanha (Barcelona) desde 1996.
Por isso, se você deseja ter mais autonomia escolhendo entre aumento, redução e reconstrução e saber mais sobre a mamoplastia, agende uma consulta e tire suas dúvidas.