Muitas mulheres que apresentam flacidez e caimento das mamas em função do envelhecimento, variação do peso ou da amamentação, procuram a mastopexia para um reposicionamento dos seios, evitando que eles fiquem caídos.
A mastopexia pode ser realizada com implante de silicone ou não, dependendo da quantidade de tecido mamário. Geralmente, o tempo para a realização do procedimento é de 2 a 4 horas e esta cirurgia pode ser realizada com anestesia geral, peridural ou local com sedação.
Mastopexia clássica: esta cirurgia é feita sem utilizar próteses de silicone. É feita a retirada do excesso de pele e o reposicionamento do tecido mamário para dar um novo contorno à mama. Em alguns casos, o cirurgião também retira gorduras ou glândulas a fim de dar aos seios um bom formato.
Mastopexia com prótese: existem casos em que a mama está com espaços vazios, que precisam ser preenchidos pelo silicone para que seja devolvida a firmeza e a sustentação dos seios.
As incisões geralmente são realizadas das seguintes formas:
O preparo para mastopexia inclui:
Seguir as orientações do médico é o melhor a se fazer para obter sucesso no procedimento. Dentre vários cuidados após a mastopexia, destacamos alguns: