A ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia íntima que visa reduzir o tamanho dos pequenos lábios vaginais. A cirurgia é feita, principalmente, em casos de incômodo estético, dificuldade de manter a higienização ou até mesmo de dor durante a relação sexual. A cirurgia íntima quando indicada, também pode alterar o tamanho e formato dos grandes lábios.
Sobretudo, uma recomendação muito importante para quem deseja fazer a ninfoplastia é procurar um médico de confiança e de preferência, um profissional que seja especialista na área. Além de fazer todos os exames necessários para verificar se está tudo bem com a sua saúde, é preciso certificar que a operação não oferecerá nenhum risco.
O procedimento pode ser feito com o uso do bisturi ou a laser. Trata-se de uma cirurgia de pequeno porte, com anestesia local com sedação ou peridural, na qual a paciente tem alta no mesmo dia e pode retornar ao trabalho dois dias depois.
Geralmente esta cirurgia é procurada para diminuir o tamanho dos pequenos lábios que é projetado para fora dos grandes lábios. Mas, há também casos em que a mulher se incomoda com a aparência dos grandes lábios, quando considera que existe excesso de pele ou flacidez. Portanto, neste caso, o cirurgião pode fazer um enxerto usando gordura da própria paciente na região, o que faz com que a pele, antes flácida, se estique. Há também a possibilidade de retirar, por meio de cirurgia, o excesso de pele.
A ninfoplastia oferece vários benefícios às pacientes:
A cirurgia plástica íntima não possui contraindicações precisas, no entanto, como em qualquer cirurgia, ela exige cuidados. Pessoas com doenças crônicas, diabetes, hipertensão ou insuficiência cardíaca devem evitar alguns procedimentos cirúrgicos.
Quando se tratar de pacientes com infecção ativa no local ou corrimento, o tratamento deve ser feito antes de realizar a cirurgia. Quanto a fumantes, há uma recomendação especial. A abstinência por dois ou três meses antes da cirurgia. Mulheres com hipertensão, diabetes ou asma devem ser avaliadas por seus médicos sobre os riscos de se fazer a cirurgia.
Alguns cuidados são importantes para uma boa recuperação: