Outubro Rosa – No mês da conscientização sobre o câncer de mama, vamos discutir alguns detalhes sobre a neoplasia que mais acomete as mulheres
A campanha Outubro Rosa é trabalhada em todo o mundo anualmente com um único objetivo: reduzir a mortalidade e as consequências do câncer de mama, o tumor maligno que mais afeta mulheres no Brasil e no mundo.
Porém, para que isso aconteça, é necessário o empenho de todos os profissionais da saúde e de outras entidades e, somado a isso, deve-se também divulgar mais informações sobre essa doença e qual a importância de investigá-la.
Uma dúvida muito comum em relação ao Outubro Rosa é se o câncer de mama é sempre uma doença grave e fatal. O que muita gente não sabe é que se o tumor for descoberto precocemente, no início do seu desenvolvimento, as chances de cura são muito altas.
Os estágios da doença são divididos de 0 a 4, sendo do 0 ao 3 tumores que ainda não atingiram outros órgãos do corpo e o estágio 4 se refere ao câncer que já sofreu metástase, ou seja, se espalhou para órgãos distantes da mama, como os pulmões.
Nos casos mais avançados, a ressecção do tumor se torna mais difícil e, com isso, os tratamentos podem ser mais difíceis.
Por isso, a importância da campanha Outubro Rosa é justamente facilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Dessa forma, o tratamento do quadro é menos invasivo e mais eficaz.
Com a ajuda do Outubro Rosa, a parte mais importante para a prevenção do câncer de mama é a realização da mamografia, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Assim, a indicação é que a mamografia seja realizada a cada 2 anos em todas as mulheres de 50 a 69 anos. É nessa faixa etária que os benefícios de fazer esse exame se tornam superiores às desvantagens.
No caso de mulheres sob situação de risco aumentado para esse tipo de câncer, o rastreio deve começar antes. Nessa situação, a mamografia deve ser feita anualmente após os 35 anos de idade. Os fatores de risco que exigem isso são:
É importante ressaltar que os médicos e todos os profissionais da saúde têm grande importância quando o assunto é a prevenção desta neoplasia maligna, visto que possuem conhecimento da gravidade do quadro e de como deve ser feita a prevenção.
Assim, independente da especialidade médica, é importante sempre nas consultas perguntar à paciente se ela tem cuidado da sua saúde, incluindo rastreios de câncer e a mamografia conforme recomendação.
Independente de estar ou não no mês Outubro Rosa, divulgar o conhecimento é sempre uma forma de gerar a prevenção e salvar vidas.
Além disso, algumas formas de prevenção ao câncer de mama são pouco conhecidas pelas mulheres. Entre elas estão:
Uma especialidade muito presente na conscientização e na atuação geral em relação ao câncer de mama é a cirurgia plástica. Isso porque, em muitos casos, a reconstrução mamária vai ser necessária.
Durante o tratamento do câncer de mama, a depender da localização do tumor, pode ser preciso retirar a mama toda ou uma parte importante dela. Assim, a reconstrução da mama aparece como uma alternativa para manter a autoestima da mulher preservada, nos casos em que isso for um problema.
Essa cirurgia é relativamente simples e não aumenta os riscos de aparecer um novo câncer.
Aproveite o Outubro Rosa e faça seus exames de rotina. Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa campanha e a prevenção e tratamento do câncer de mama.