A recuperação pós-mamoplastia é parte essencial para garantir resultados satisfatórios após a sua cirurgia
As cirurgias plásticas continuam sendo desejo de muitas pessoas que buscam aprimorar a aparência ou melhorar a autoestima. Entre elas, a mamoplastia (também conhecida como cirurgia plástica dos seios), continua no top 3 cirurgias plásticas mais procuradas.
Entretanto, a garantia de resultados satisfatórios não depende apenas da cirurgiã escolhida, mas também de uma boa recuperação pós-mamoplastia.
Como cada uma das etapas do processo é essencial, iremos dar algumas dicas para garantir uma recuperação pós-mamoplastia, além de saber como se preparar para o procedimento em si e como escolher a melhor equipe.
A mamoplastia é um procedimento cirúrgico que pode ter 3 objetivos diferentes: a mamoplastia de aumento, redução e a mastopexia.
A realização de cada uma é de uma forma:
Independente do procedimento, os cuidados para uma boa recuperação e bons resultados são essenciais no pós-operatório. Por isso, confira a seguir 7 dicas para te ajudar nesse processo.
Após cirurgias invasivas, como é o caso na recuperação pós-mamoplastia, o repouso é parte essencial do processo. Ele envolve limitações de certos movimentos, bem como evitar esforços físicos.
O tempo necessário de repouso varia e quem deve orientar é sempre a cirurgiã plástica responsável pelo procedimento.
Seguir essa orientação previne sangramentos, abertura de cicatrizes, bem como reduz a dor do pós-operatório.
Já em relação às atividades físicas, o tempo em que deve ser suspenso também varia de acordo com a intensidade do exercício.
Em poucos meses, atividades de baixa intensidade, como caminhada, podem ser liberadas pela médica e são essenciais para a manutenção da saúde a longo prazo.
Por sua vez, atividades de maior impacto podem demandar um tempo de espera maior, mas as indicações são sempre avaliadas pela profissional.
Apesar do repouso e das atividades físicas somente após liberação médica, ficar completamente parada também não é indicado.
Por isso, movimentos leves com os braços, em um ângulo de 15º (graus), bem como usar a mão de apoio para levantar ou sentar-se são indicados. Isso melhora a circulação local e também evita o encurtamento muscular.
O sutiã cirúrgico é indispensável para a recuperação pós-mamoplastia e a paciente deve usá-lo todos os dias, durante um mês, com exceção apenas do momento do banho.
Isso porque o sutiã cirúrgico é responsável por conferir suporte aos tecidos no pós-operatório. Nesse momento, os músculos e a pele estão fragilizados após a cirurgia, o peso das próteses também é algo novo para o corpo.
Dessa forma, o sutiã cirúrgico evita a tração da pele, deixando a cicatriz com aspecto mais natural. Além disso, esse equipamento auxilia os músculos e tecidos a se recuperarem, para posteriormente sustentar as próteses.
Além do sutiã cirúrgico, os cuidados com a pele também fazem parte da recuperação pós-mamoplastia e ajudam na garantia de uma melhor cicatrização.
Os cuidados com a pele envolvem a higienização adequada da área cirúrgica, bem como a aplicação de hidratantes ou medicamentos, desde que orientados pela médica responsável.
O tempo para a cicatrização completa varia de acordo com cada paciente, mas geralmente dura cerca de 1 mês.
A posição correta para dormir durante a recuperação pós-mamoplastia é de barriga pra cima. O ideal é que a paciente já tente ir se acostumando com essa nova postura antes do procedimento.
Outra estratégia é utilizar travesseiros como barreiras laterais, para evitar que a paciente role durante a noite.
O objetivo de tudo isso é evitar que a prótese se desloque, além de prevenir a abertura da cicatriz ou sangramentos.
A drenagem linfática é uma ótima aliada para a recuperação pós-mamoplastia. Isso porque ela melhora a circulação, absorção e eliminação de líquidos que possam estar retidos após o procedimento, tornando a recuperação mais rápida e menos dolorosa.
Saber onde realizar seu procedimento é essencial, pois além de seguir os cuidados pós-operatórios adequadamente, é essencial garantir o sucesso prévio da cirurgia.
Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) desde 1994, Dra. Beatriz Benevides é uma cirurgiã plástica graduada em Medicina desde 1990, pós-graduada em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica e Especializada em Cirurgia Plástica Estética pela Clínica Planas, na Espanha (Barcelona) desde 1996.
Por isso, se você deseja saber mais sobre a recuperação pós-mamoplastia ou deseja marcar seu procedimento, agende uma consulta.