Você conhece a Rinoplastia aberta?
O nariz ocupa um lugar de destaque na face. As queixas dos pacientes são as mais distintas, aí incluindo o sexo masculino e feminino. As alterações nasais podem variar desde alterações da ponta como bulbosa, bífida, muito projetada, pouco projetada, alterações do dorso como giba nasal ou dorso largo sem definição especialmente em pacientes asiáticos e negros, alterações columelares como retração ou hiper exposição da columela entre outras.
Existem também narizes com cobertura de pele fina e outros com cobertura de pele espessa. Não podemos deixar de mencionar aqui as várias alterações funcionais que devem ser avaliadas antes de qualquer rinoplastia.
Dentre as técnicas utilizadas na cirurgia de nariz iremos destacar a Rinoplastia aberta.
A rinoplastia aberta tem como principal diferença o fato de a incisão ser feita na columela. Lembrando que a columela é o tecido localizado entre as duas narinas, na base do nariz.
Com ajuda de um retrator, instrumento cirúrgico com dois ganchos, o cirurgião plástico faz uma segunda incisão. Essa por sua vez, conhecida como incisão marginal, se estende da columela à parte interna de cada narina.
Em seguida, na cirurgia aberta, o médico usa uma tesoura cirúrgica para dissecar a pele. Ele faz isso cuidadosamente ao longo das incisões e começa a erguer a pele da estrutura de cartilagem oculta.
Sobretudo, como o próprio nome diz, na rinoplastia aberta, mexer na estrutura do nariz é mais fácil, já que é possível visualizar melhor toda a condição do membro. Com isso, o médico consegue, por exemplo, alterar a ponta do nariz e tirar a Giba Dorsal.
Mas, como isso funciona?
É possível remover uma parte da cartilagem alar do nariz. Dependendo da anatomia e da extensão de intervenção necessária, o médico realiza suturas para curvar ou retrair essas cartilagens. Contudo, isso é feito para estreitar a ponta do nariz ou, simplesmente, ajustar sua posição.
E, na rinoplastia aberta o cirurgião consegue fazer isso por meio de pontos de sutura, curvando ou retraindo as cartilagens.
Com ajuda de um instrumento osteótomo, o cirurgião vai cortar o osso da região. Lembrando que, graças ao método de cirurgia de nariz aberta, ele consegue visualizar bem o local.
Aos poucos, o cirurgião plástico vai esculpindo as áreas de cartilagem e osso, a fim de eliminar a giba dorsal. Para isso, é comum a realização de uma osteotomia, responsável por reposicionar os ossos nasais.
Como o cirurgião tem um campo de visão total da parte interna do nariz do paciente, ele consegue realizar a cirurgia com mais precisão. Essa técnica permite que todas as manobras cirúrgicas, tanto de aumento, quanto de redução do nariz sejam realizadas.
A rinoplastia aberta consiste em uma técnica mais invasiva que a fechada, fazendo com que o período de recuperação seja maior, mas sem muitas mudanças no pós-operatório.
Apesar de não causar mais dor do que outras técnicas, esse procedimento pode ocasionar edemas maiores e mais duradouros, sendo importante seguir corretamente as recomendações do cirurgião plástico que incluem:
Sobretudo, o resultado final da rinoplastia aberta pode demorar até um ano, apesar de já ser possível ver os resultados parciais nos primeiros meses após diminuir o inchaço e os hematomas na face.
Os custos da rinoplastia aberta dependem do profissional e de como a cirurgia será realizada, de forma que apenas depois de uma consulta será possível informar o paciente. O procedimento, no entanto, é efetivo na correção da estética nasal, atendendo diferentes tipos de demandas.
Procure um cirurgião plástico especializado e faça uma avaliação.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870