A rinoplastia moderna visa reestruturar o nariz, tratando suas deformidades, pela redução das estruturas osteocartilaginosas (rinoplastia de redução) ou pela inclusão de enxertos osteocartilaginosos (rinoplastia de aumento).
Ela é indicada para quem precisa melhorar a funcionalidade do nariz ou ainda para quem está insatisfeito com seu formato natural. Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais (a popular carne esponjosa) que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite. A cirurgia do nariz pode ser feita a partir dos 15 anos, já que nesta idade o desenvolvimento facial do paciente já está completo.
Geralmente, o médico cirurgião utiliza de duas técnicas para a realização:
Na técnica aberta, uma incisão é feita na base do nariz, mais especificamente entre as narinas do paciente, e também são feitas incisões dentro das narinas. A rinoplastia aberta costuma ser especialmente recomendável nos casos em que é necessário realizar grandes mudanças na ponta do nariz do paciente.
Na técnica fechada, as incisões limitam-se ao interior das narinas do indivíduo. Como o cirurgião estará atuando sem muita visão, porque a pele nasal não é levantada, é preciso mais preparo do profissional para este procedimento.
A rinoplastia fechada é um pouco mais ágil. E como resultado final o paciente terá um nariz com consistência mais natural. A recuperação é mais rápida do que na cirurgia plástica aberta e não fica nenhuma cicatriz aparente.
Também é comum associar à rinoplastia outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia. Neste caso, é recomendado que a cirurgia seja realizada pelo cirurgião plástico e o otorrinolaringologista.
Apenas o cirurgião plástico poderá avaliar e verificar qual seria a melhor técnica, de acordo com seu caso.
Além da técnica de operação, diferentes intervenções podem ser feitas para cada tipo de nariz, uma vez que nem sempre o objetivo é afinar o nariz.
Em alguns casos apenas a rinoplastia pode ser feita para levantamento do dorso do nariz. Essa intervenção cirúrgica pode ser feita por meio de preenchimentos, por exemplo.
Outra opção pode ser reduzir aquele “ossinho” presente no dorso do nariz, que incomoda muitas pessoas, trazendo assim mais suavidade para o rosto.
O importante é entender que a cirurgia plástica no nariz deve atender às suas expectativas, mas também ornar de forma harmônica com o seu rosto, evitando, assim, um nariz que atenda apenas a um padrão e não seja coerente com as demais estruturas faciais.
A rinoplastia moderna visa reestruturar o nariz, tratando suas deformidades, pela redução das estruturas osteocartilaginosas (rinoplastia de redução) ou pela inclusão de enxertos osteocartilaginosos (rinoplastia de aumento).
Ela é indicada para quem precisa melhorar a funcionalidade do nariz ou ainda para quem está insatisfeito com seu formato natural.
Muitas vezes a cirurgia plástica é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais (a popular carne esponjosa) que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite.
Em relação à idade, a cirurgia plástica no nariz pode ser feita a partir dos 15 anos, já que nesta idade o desenvolvimento facial do paciente já está completo. Além disso, para pessoas idosas, a partir dos 60 anos, também é possível a realização do procedimento, entretanto, é preciso realizar uma avaliação médica.
Isso porque, ao longo dos anos, a pele passa por diversas alterações, de maneira que pode haver influência, tanto durante o procedimento, quanto no resultado final da cirurgia plástica no nariz.
Entender melhor as particularidades da idade é essencial para que o paciente e o profissional tenham autonomia e controle sobre o processo.
Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, o médico irá pedir alguns exames preparatórios para garantir o sucesso da cirurgia plástica no nariz e boa recuperação do paciente.
No processo pré-operatório, o médico deve esclarecer todas as dúvidas do procedimento. Geralmente, são tiradas fotos para estudo das técnicas cirúrgicas e acompanhamento pós-tratamento.
O cirurgião plástico irá solicitar exames de sangue, eletrocardiograma, tomografia da face, entre outros exames adicionais. A avaliação com clínico geral ou cardiologista pode fazer parte do procedimento, como forma de garantir a saúde e o bem-estar do paciente.
Uma parte importante que começa no pré-operatório e que tem sido aderida é o acompanhamento com um profissional da saúde mental, um psicólogo. Isso porque muitas pessoas buscam realizar o procedimento por não estarem satisfeitas com a aparência, buscando padrões irreais, que são expostos na internet.
Dessa forma, o acompanhamento com um profissional da saúde mental pode auxiliar no balizamento das expectativas, de maneira que a pessoa é encaminhada para a operação com expectativas reais a respeito do procedimento de cirurgia plástica no nariz.
No pós operatório, algumas recomendações médicas devem ser seguidas, sendo elas:
De modo geral, a volta às atividades de trabalho é rápida, cerca de 1 semana após a cirurgia plástica. As atividades físicas de modo geral, devem ser evitadas por cerca de 40 dias.
No entanto, as atividades físicas que envolvem contato físico devem ser evitadas por um tempo maior, orientado pelo cirurgião, a fim de evitar o risco de lesões, como machucar ou quebrar alguma estrutura do nariz.
Além disso, o acompanhamento com o profissional da saúde mental deve ser mantido, uma vez que depois do procedimento é comum que o paciente procure por novos defeitos na aparência, mesmo quando a cirurgia plástica é bem sucedida.
O acompanhamento pode auxiliar na melhor satisfação e aceitação da nova aparência.
O preço é um dos pontos que mais varia entre os profissionais. Diferente das demais áreas, o ramo médico não pode fazer divulgação na internet ou propagandas com os valores exatos dos serviços oferecidos.
Essa é uma medida regulatória do Conselho Federal de Medicina (CFM) e também faz parte do Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Entretanto, é possível oferecer uma média dos valores para que quem tenha interesse possa se preparar financeiramente.
No caso da cirurgia plástica do nariz o valor varia entre 10 mil a 20 mil reais, a depender do médico responsável e do tipo de procedimento realizado. O ideal é entrar em contato para realizar uma consulta e verificar o valor exato para você.
Agende seu horário e saiba mais sobre o melhor procedimento para você.
No processo pré-operatório, o médico deve esclarecer todas as dúvidas do procedimento. Geralmente, são tiradas fotos para estudo das técnicas cirúrgicas e acompanhamento pós-tratamento.
O cirurgião plástico irá solicitar exames de sangue, eletrocardiograma, tomografia da face, entre outros exames adicionais. A avaliação com clínico geral ou cardiologista pode fazer parte do procedimento, como forma de garantir a saúde e o bem-estar do paciente.