A rinoplastia estruturada é uma cirurgia plástica que consiste em estruturar os principais pontos anatômicos do nariz. Além de melhorar sua funcionalidade, deixando o nariz com uma estética mais adequada, de acordo com o rosto do indivíduo. Essa técnica é diferente da rinoplastia redutora que visa diminuir o nariz.
Rinoplastia redutora – é a técnica mais comum, no qual os ligamentos entre as cartilagens são interrompidos e o esqueleto do nariz é diminuído e remodelado, por meio da retirada de cartilagem e de parte do osso.
Rinoplastia estruturada – nesta técnica são colocados pontos de fixação e enxertos de cartilagem, retirados do próprio paciente (do septo, costela ou orelha), de forma a fortalecer o esqueleto remanescente do nariz. Além disso, as funções respiratórias são otimizadas através da correção de desvios de septo ou hipertrofia de cornetos (carne esponjosa).
A rinoplastia estruturada é indicada nos seguintes casos:
Geralmente, a cirurgia pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, quando o desenvolvimento facial do paciente já está concluído. Pois, a orientação para quem deseja passar por este procedimento é procurar um cirurgião plástico habilitado com formação apropriada para prática de rinoplastias.
Como em qualquer outra cirurgia, a recuperação da correção de nariz pode variar de paciente para paciente. Sendo assim são muito comuns os hematomas e edemas na região superior do rosto, além das dores.
Esses sintomas tendem a desaparecer logo nas primeiras semanas, porém, é importante ressaltar que os pontos, curativos e splints nasais, que são pequenos tubos de silicone que evitam a hemorragia, permanecem na região por aproximadamente 7 dias.
Também existem alguns casos em que os sintomas do pós-operatório levam mais tempo para passar. No entanto, e em qualquer um dos casos, é indicada a Drenagem Linfática, que embora não seja obrigatória, vai contribuir com o sumiço do inchaço e aparecimento dos resultados.
Sobretudo, a rinoplastia estruturada é uma técnica moderna e segura de intervenção estética e funcional na região nasal. Como qualquer procedimento cirúrgico, entretanto, deve ser devidamente realizada por um cirurgião plástico de confiança após a análise detalhada do caso.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870