A cirurgia plástica no nariz é muito procurada atualmente, visando à beleza e harmonia facial. Contudo, a rinoplastia está entre os procedimentos estéticos mais realizados no Brasil. Portanto, é comum existir dúvidas sobre as diferenças entre a rinoplastia fechada e a rinoplastia aberta.
A cirurgia plástica no nariz apresenta bons resultados, satisfazendo grande parte dos pacientes que se submetem a ela, além disso, o procedimento passou por diversas mudanças desde que foi desenvolvido, tornando-se mais seguro e eficiente.
Sobretudo, abordaremos neste texto as principais diferenças entre as duas técnicas para que você possa conhecer melhor.
Como o próprio nome sugere, a rinoplastia fechada é uma cirurgia realizada sem que haja uma exposição completa da região operada. Sendo assim, a visualização das estruturas do nariz é limitada, o que exige mais experiência e técnica do cirurgião plástico.
A rinoplastia fechada é feita por meio de uma incisão na parte interna do dorso do nariz. Contudo, esta é considerada a principal diferença entre a técnica de rinoplastia fechada e aberta.
Essa incisão interna pode ser feita em uma ou ambas as narinas. E, será por meio delas que o cirurgião terá acesso a estrutura do nariz, ou seja, à cartilagem e aos ossos nasais.
A partir daí, com o auxílio de pequenos instrumentos cirúrgicos, ele vai modelando a estrutura do nariz, sua forma e ângulo.
A rinoplastia aberta tem como principal diferença, o fato de a incisão ser feita na columela. Vale destacar que, a columela é o tecido localizado entre as duas narinas, na base do nariz.
Sobretudo, com ajuda de um retrator, instrumento cirúrgico com dois ganchos, o cirurgião plástico faz uma segunda incisão. Essa por sua vez, conhecida como incisão marginal, se estende da columela à parte interna de cada narina.
Em seguida, na cirurgia aberta, o médico usa uma tesoura cirúrgica para dissecar a pele. Ele faz isso cuidadosamente ao longo das incisões e começa a erguer a pele da estrutura de cartilagem oculta.
Esta técnica permite mais visibilidade da estrutura do nariz ao cirurgião plástico, e de modo geral, isso facilita o seu trabalho.
Para saber qual a técnica mais indicada para cada paciente, é preciso que o cirurgião plástico faça uma boa anamnese médica. Pois, é durante este processo que ele irá ouvir as queixas do paciente, conhecer o seu histórico, esclarecer dúvidas e alinhar expectativas. Além disso, poderá estabelecer uma aproximação com o paciente, passando-lhe segurança e confiança.
Durante a consulta, converse com o médico e não deixe de pedir explicações sobre tudo: pergunte-lhe sobre a técnica que será utilizada, questione o fato de ele optar por uma técnica em detrimento da outra e peça para que ele lhe explique a cirurgia detalhadamente.
Você, como paciente, tem o direito de saber em detalhes o que será feito em sua face. Investigue também, o histórico do cirurgião, pesquise, procure por fotos de pacientes e consulte outros profissionais antes de tomar sua decisão.
Em relação aos resultados da cirurgia, não há diferença entre a rinoplastia fechada e aberta, desde que bem indicadas e realizadas por um profissional competente, pois ambos os procedimentos dão ótimos resultados.
No geral, o que pode influenciar no resultado final é a experiência e habilidade do cirurgião, independentemente da técnica utilizada e a qualidade da cicatrização do paciente, que pode modificar o resultado a médio prazo.
Contudo, não há técnica melhor. Entretanto, cada uma delas pode ser indicada para casos diferentes. A rinoplastia fechada pode ser mais indicada para casos simples e a rinoplastia aberta, para casos mais complexos. Mas apenas o médico pode orientar você corretamente em relação a isso.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870