A rinoplastia secundária serve para corrigir e alterar a forma ou a função do nariz após uma rinoplastia que ocorreu previamente.
O procedimento é indicado para a remodelagem e reconstrução das deformidades funcionais e estéticas que não foram corrigidas adequadamente ou que foram agravadas com a primeira cirurgia.
Normalmente é realizada em pacientes que já fizeram cirurgias no nariz, mas não ficaram satisfeitos com o resultado final de âmbito estético.
O motivo mais recorrente que leva um paciente ao consultório novamente é corrigir a assimetria entre narinas, ponta do nariz muito arredonda, narinas muito expostas, assimetrias diversas, entre outras.
Com uma nova intervenção na região nasal, pode-se mudar o ângulo, tornar o nariz menor ou maior, fino ou largo, corrigir defeitos, com o firme propósito de atingir maior resultado estético em harmonia com o conjunto da face.
O ideal é que o problema nasal funcional tenha sido solucionado no primeiro procedimento.
A rinoplastia secundária se faz necessário por que ocorreram intercorrências devido a um erro técnico ou a recuperação pós-operatória, alterações de cicatrização ou recomendações feitas pelo médico não foram exemplares.
Mas a rinoplastia secundária também é indicada quando o paciente começa a ter dificuldade para respirar devido à diminuição da via aérea nasal. Esse problema pode acontecer por motivos variados, como insuficiência das válvulas nasais ou cornetos, que não foram devidamente tratados na primeira intervenção.
Geralmente, o paciente deve esperar, no mínimo, um ano antes de se submeter a uma segunda rinoplastia. É importante respeitar esse prazo para que as estruturas nasais estejam completamente recuperadas e cicatrizadas.
Além disso, vale lembrar que o resultado definitivo de uma cirurgia de nariz só pode ser observado depois de 6 meses do procedimento. E os motivos são:
Portanto, para segurança do paciente é aconselhável esperar 12 meses após a primeira cirurgia. Muitos especialistas em rinoplastia não realizam a cirurgia secundária antes deste tempo.
O procedimento pode ser realizado em abordagem “aberta ou fechada”. Geralmente, quando são necessárias grandes mudanças na estrutura nasal é considerada a abordagem aberta onde é feita uma incisão na ponte nasal entre as duas narinas onde a pele é levantada para melhor visualização das estruturas pelo médico.
Em pequenas correções de contorno é realizada a técnica fechada onde são feitas incisões internas para acesso a estrutura nasal.
Podem ser inseridos enxertos de cartilagem para reestruturar e atingir os objetivos de restauração funcional e estética do nariz. A cartilagem para enxerto pode ser retirada da orelha ou da costela e remodelada conforme o formato estrutural do nariz.
O processo é meticuloso e demanda preparo e capacitação médica. O procedimento de revisão nasal deve ser realizado somente por profissional capacitado e especializado em cirurgia plástica reconstrutiva.
Como se trata de um procedimento delicado e de grande precisão é fundamental que o ele seja realizado somente por um especialista em rinoplastia.
É importante ainda que o médico seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e registrado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).
Devido à complexidade da rinoplastia secundária, apenas um especialista é capaz de avaliar todos os aspectos funcionais e estéticos do nariz. Bem como o grau de insatisfação da paciente e, principalmente, se os tecidos locais permitem um conserto que corresponda às suas expectativas.
O sucesso da rinoplastia secundária não depende apenas do cirurgião, fatores como pele aderida ao osso, fibrose no nariz e até mesmo o excesso de pele podem comprometer o segundo procedimento.
Assim como a má execução do primeiro procedimento, dobras na cartilagem e até mesmo ações respiratórias, que são particulares para cada paciente.
Cabe a esse profissional descobrir quais as principais queixas dos pacientes e analisar se é possível fazer uma nova operação.
Procure um cirurgião plástico especializado e faça uma avaliação.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870