O bigode chinês são sulcos formados entre o nariz e o canto da boca, e esta marca de expressão incomoda muita gente. Essa marca de expressão pode surgir por diversos motivos, como por exemplo, predisposição genética, falta de elasticidade na pele, entre outros.
Não existe uma época certa para o bigode chinês aparecer, mas como é algo decorrente da idade, essa linha de expressão incomoda principalmente as mulheres na faixa etária dos 30 anos. São elas, na maioria dos casos, que procuram por especialistas para tratar esse incômodo sinal.
Para evitar o aparecimento do desagradável bigode chinês, é recomendo:
Os melhores resultados podem ser alcançados com o lifting facial ou preenchedores, podendo haver a combinação dos dois procedimentos em casos mais avançados.
A escolha do melhor tratamento para o bigode chinês irá depender do grau de alteração, da profundidade da ruga, do sulco e da flacidez de pele ao redor da boca. Vamos conhecer os procedimentos abaixo:
O ácido hialurônico sintético, aplicado nesses casos, desempenha a mesma função do ácido hialurônico encontrado naturalmente no corpo humano. A substância, feita de microesferas, promove um acúmulo de água na região, produzindo um inchaço que diminui ou faz desaparecer a ruga. Os efeitos duram de 8 a 10 meses.
Dentre os preenchedores sintéticos que existem, ele é um dos mais seguros, pois é naturalmente absorvido pelo corpo humano.
O preenchimento com ácido hialurônico não envolve anestesia geral, apenas o uso de um anestésico tópico. Ele é considerado um procedimento ambulatorial, por isso pode ser feito em consultórios ou clínicas. Os profissionais habilitados para fazer o procedimento são cirurgiões plásticos ou dermatologistas. No caso do cirurgião plástico, é importante verificar se o profissional tem um título de especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O preenchimento facial com gordura do próprio corpo devolve o volume às regiões atrofiadas e rejuvenesce a pele, pois junto com o enxerto de pele vêm células-tronco que darão origem às novas células da pele.
O procedimento é simples e a gordura pode ser retirada de qualquer outra parte do corpo que contenha gordura, mas em geral, a retirada é feita do abdômen. Após passar por um processo de purificação a gordura é injetada na região do bigode chinês melhorando o aspecto do rosto.
A vantagem é ser um método mais definitivo, visto que grande parte da gordura não é absorvida com o tempo. Pode ser feito com anestesia local na clínica de cirurgia plástica e sem internação hospitalar.
O lifting é uma cirurgia estética para diminuir as rugas da face e pescoço, e reduzir a flacidez da pele, dando um aspeto mais jovem e bonito.
Quando as rugas são muito profundas e existe flacidez, o melhor resultado no tratamento do bigode chinês pode ser conseguido no lifting facial. É uma cirurgia simples e não apresenta cicatriz, pois o corte é feito atrás da orelha.
Sempre procure seu médico, pois ele é quem pode avaliar o caso e indicar a melhor solução para amenizar esta marca de expressão que causa tantos incômodos.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte