Quer saber tudo sobre cirurgia plástica?
Preparamos este texto com informações valiosas para você!
Vamos começar explicando o que é cirurgia plástica.
A cirurgia plástica é uma técnica que serve para melhorar a aparência física, como harmonizar o rosto, esconder cicatrizes, afinar o rosto ou o quadril, engrossar as pernas ou remodelar o nariz, por exemplo. Por isso, a cirurgia plástica não é uma cirurgia obrigatória e depende sempre da vontade do paciente.
A cirurgia plástica pode ser feita para aumentar a autoestima quando se está insatisfeito com alguma região do corpo. Além disso, em alguns casos a cirurgia plástica é feita após algum acidente, queimadura ou deformação do corpo para melhorar a aparência da região.
O médico responsável por fazer a cirurgia plástica é o cirurgião plástico e para exercer a profissão, no Brasil, ele deve estar inscrito na SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A cirurgia plástica deve ser realizada no ambiente hospitalar, pois nele contém toda infraestrutura necessária em casos de intercorrências. Em alguns casos, o procedimento pode ser realizado em clínicas, como por exemplo, a otoplastia (orelhas de abano), blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), dentre outros.
Basicamente, o ramo da cirurgia plástica se divide em, ao menos, duas grandes áreas: os procedimentos estéticos e os reparadores. Mas o que muda de um para o outro?
As intervenções estéticas geralmente são aquelas consideradas opcionais. Ou seja, o paciente escolhe passar pelo procedimento por algum motivo pessoal, normalmente ligado a alguma insatisfação com a aparência, buscando correção de imperfeições ou de formas e contornos que o incomodem, por exemplo.
Por outro lado, a cirurgia plástica reparadora tem como objetivo principal consertar incorreções ou deformidades, congênitas ou adquiridas, no corpo do paciente, que possa vir a trazer algum comprometimento para a sua saúde ou bem-estar.
Como o próprio nome já diz, esse tipo de intervenção cirúrgica tem papel reparador e busca restabelecer em ordem de prioridade a função, o volume e a forma de alguma parte do corpo do paciente.
Quando um paciente decide submeter-se a uma cirurgia plástica estética, ele a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhora em seu estado de saúde. Ela é realizada para corrigir uma deformidade adquirida desde o nascimento ou ao longo da vida, por diversos motivos ou fatores.
Conheça as cirurgias plásticas mais procuradas:
A cirurgia plástica reparadora é fundamental em inúmeras situações, como na recuperação de pessoas que sofreram acidentes, que são vítimas de alguma doença ou que padecem de problema congênito e, por consequência, acabam comprometendo a função ou a forma de áreas ou segmentos do corpo.
Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo feito pela SBCP que citamos há pouco, o que impulsionou o aumento das cirurgias reparadoras no Brasil foram os casos de câncer de pele, as cirurgias de reconstrução da mamas após tratamento de tumores e as cirurgias plásticas para remoção de excesso de pele após grandes reduções de peso decorrentes das cirurgias de redução de estômago.
A cirurgia plástica exige limites e critérios rígidos de avaliação. Por isso, a escolha do cirurgião plástico implica na decisão de priorizar um profissional que, além de ter amplo conhecimento científico sobre a técnica mais adequada, priorize o bom senso, respeitando os limites da Medicina.
No primeiro contato com o paciente é preciso estabelecer valores éticos. A seriedade do profissional é determinante para a boa relação médico-paciente, pois a ética é reconhecer a necessidade e indicar o procedimento adequado.
Por isso, procure um cirurgião plástico de confiança e faça uma avaliação presencial.
O bom resultado de uma cirurgia plástica não depende apenas do procedimento médico, ele depende muito de hábitos e cuidados que o paciente deve tomar antes e depois de passar pela operação. A atenção e interesse nas consultas anteriores à cirurgia, assim como as seguintes, são fundamentais para resolver dúvidas, junto do seu médico, sobre o que deve e não deve ser feito nesses períodos.
Seguem alguns cuidados:
Seguem alguns cuidados:
Acima de tudo, o paciente deve seguir todas as indicações orientadas pelo médico durante as consultas anteriores à cirurgia, assim como nas de acompanhamento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870