Quais são os motivos que levam uma pessoa a fazer uma cirurgia plástica? Ela aumenta a autoestima? Qual a tendência Cirurgia Plástica 2021?
É sabido que os números de cirurgias plásticas no Brasil só crescem e os motivos são diversos. Geralmente o desejo de fazer um procedimento para alterar a aparência ou o formato do corpo está relacionado à autoestima. Aliás, cirurgia plástica e autoestima é sinônimo de bem-estar para muitas pessoas que acreditam que um cirurgião plástico é capaz de ajudá-los a resolver seus problemas com a autoimagem.
Abordaremos neste texto um pouco da Tendência Cirurgia Plástica 2021.
A naturalidade está em alta na estética. Narizes finos e arrebitados deixaram de ser o objetivo das pessoas que buscam os consultórios, por exemplo. Mulheres ao procurarem pela mamoplastia também anseiam por um resultado mais natural.
Contudo, vale salientar que os procedimentos cirúrgicos hoje me dia prezam pela naturalidade, ou seja, uma beleza que respeita as características do paciente.
Com o avanço da tecnologia e também das técnicas cirúrgicas existe a possibilidade de cuidar do corpo e do rosto sem grandes cirurgias. Podemos dizer que esta também é uma nova tendência para 2021.
Em linhas gerais, podemos chamar de procedimentos minimamente invasivos as pequenas intervenções realizadas pelo médico, que não demandam a realização de grandes cortes para serem feitas, dispensam o período de internação e têm poucas possibilidades de resultar em algum tipo de complicação.
Outras vantagens devem-se ao fato de que causam pouca dor e, consequentemente, não acarretam afastamentos extensos das atividades físicas e laborais. Até mesmo nas técnicas mais exigentes, é comum que o período de repouso não exceda um ou duas semanas.
Dentro desse contexto, os procedimentos minimamente invasivos estão mudando a relação de boa parte das pessoas com a cirurgia plástica cirurgia plástica, uma vez que, além de serem uma excelente alternativa às operações convencionais, é possível conseguir resultados semelhantes em um curto espaço de tempo.
Dentro deste contexto destacamos abaixo algumas cirurgias que serão muito procuradas em 2021.
Anteriormente as mulheres brasileiras procuravam por próteses maiores, pois eram influenciadas pelo perfil das mulheres americanas. Hoje, com a ideia da beleza natural, este comportamento mudou muito.
Sobretudo, as mulheres que já tem prótese têm procurado o cirurgião plástico para trocar o silicone por um tamanho menor. Um exemplo: se a mulher vestia o número de sutiã 46, agora ela quer mudar para o número 40 ou 42.
Logo, as pacientes que irão colocar o silicone pela primeira vez, também optam por uma prótese menor.
A otoplastia é um procedimento cirúrgico que serve para mudar o formato, a posição ou o tamanho das orelhas. Trata-se de um método estético que não interfere na audição.
O procedimento pode ser feito em casos em que há insatisfação em relação ao formato da orelha. Na maioria dos casos, a cirurgia é feita em ambas as orelhas para evitar problemas de assimetria. Assim, a otoplastia geralmente é procurada por pessoas que:
Aos 5 anos de idade, as orelhas atingem seu tamanho máximo. Dessa forma, a cirurgia pode ser feita em qualquer idade após os 5 anos.
Geralmente, os pacientes com mais de 30 anos costumam procurar a blefaroplastia com o objetivo de melhorar sua aparência e evitar problemas relacionados ao campo visual. As pálpebras caídas atrapalham a pessoa a dirigir, fazer uma leitura, entre outras atividades rotineiras.
A blefaroplastia está indicada para:
A cirurgia também pode ser feita para remoção de xantelasmas (pequenas bolinhas de colesterol que se formam, principalmente, nas pálpebras), além de rugas na pálpebra inferior.
A rinoplastia moderna visa reestruturar o nariz, tratando suas deformidades, pela redução das estruturas osteocartilaginosas (rinoplastia de redução) ou pela inclusão de enxertos osteocartilaginosos (rinoplastia de aumento).
Ela é indicada para quem precisa melhorar a funcionalidade do nariz ou ainda para quem está insatisfeito com seu formato natural. Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais (a popular carne esponjosa) que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite. A cirurgia do nariz pode ser feita a partir dos 15 anos, já que nesta idade o desenvolvimento facial do paciente já está completo.
O levantamento dos lábios (lifting labial) é indicado para pacientes que com o passar da idade observam que seus lábios alongaram. Ou seja, sofreram uma queda por conta da gravidade aumentando assim distância entre o nariz e o vermelhão do lábio superior. As incisões são colocadas próximos a entrada do nariz escondidas nos sulcos naturais nasais. Ao tracionar este tecido para cima consegue-se o encurtamento da distância entre o nariz e o lábio e sua elevação.
A toxina botulínica serve para causar uma paralisia muscular temporária (4-6 meses) da região tratada, eliminando rugas dinâmicas e suavizando rugas estáticas.
Já o preenchimento facial é feito com ácido hialurônico está em alta devido as novas técnicas de preenchimento através da técnica do MD Codes.
Este procedimento é indicado para volumizar a face, como por exemplo a região malar, tratar localmente sulcos marcados (bigode chinês), além de lábios e pálpebras inferiores, tornando uma face mais rejuvenescida e menos cansada.
Há bons motivos pelos quais a cirurgia plástica é uma boa alternativa para as pessoas melhorarem a visão de si mesmos. Antes de se submeter a um procedimento, essas razões devem ser bem ponderadas para que a operação seja feita pela razão certa. Procurar um cirurgião plástico para alterar um mero detalhe não é recomendado, nem incentivado pelos especialistas que levam a profissão a sério.
É hora de buscar um cirurgião plástico para promover mudanças na aparência quando o incômodo é tanto que provoca alterações no comportamento e nos hábitos para evitar a exposição. Por exemplo, quando uma criança com orelhas em abano não quer mais ir para a escola ou sair de casa devido ao bullying ou por receio deste, os pais podem considerar se não é o momento de corrigir o problema por intermédio da otoplastia (cirurgia para correção das orelhas em abano).
Para esclarecer todas as suas dúvidas e descobrir qual o tratamento mais indicado para você, marque uma avaliação com seu cirurgião plástico de confiança.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870