As próteses de silicone são implantes colocados nos seios, nádegas ou outras regiões do corpo para um aumento do volume na região. No caso do silicone nos seios, esses implantes podem ter finalidade terapêutica, como por exemplo, a reconstrução mamária ou estética, que é o aumento do volume das mamas, utilizado com o propósito de corrigir imperfeições, melhorar o contorno e proporções do corpo.
A cirurgia de implante de silicone, também chamada de mamoplastia de aumento, é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo aumentar o volume das mamas e proporcionar um melhor contorno, firmeza e simetria para os seios através da inclusão de prótese de silicone.
Contudo, a cirurgia é indicada para pacientes que desejam aumentar o tamanho das mamas. Porém, o implante de silicone também é recomendado para casos em que houve o comprometimento da sustentação e firmeza das mamas, como as mulheres que perderam peso ou passaram por gravidez. Também, mulheres que tenham assimetria entre as mamas podem ser beneficiadas por esta cirurgia.
Muitas pacientes, ao decidir colocar silicone nas mamas, levam em consideração apenas o tamanho delas. Mas existem vários tipos de próteses de silicone disponíveis no mercado e o modelo escolhido será responsável por dar forma às mamas. Sendo assim, é preciso conhecer cada um e optar por aquele que se encaixa melhor ao biótipo de cada paciente.
Prótese arredondada: as próteses de silicone arredondadas permitem um melhor contorno da mama. Esse formato é o mais usado, pois preenche igualmente todos os espaços da mama já que é simétrico em todas as dimensões. Sua principal vantagem é que elas realçam a parte superior da mama, dando a impressão de levantá-las.
Prótese anatômica (gota): também conhecido gota, esse formato imita o molde natural das mamas. Sendo assim, é a melhor escolha para quem espera por resultados mais discretos. São mais indicados para mulheres que não possuem os seios muito caídos (ptose) e que apresentam a parte superior mais volumosa.
Cônico: Esse formato é mais indicado para mulheres que querem uma mama mais projetada para frente. É uma boa alternativa para quem apresenta um leve grau de queda, já que o formato cônico pode melhorar esse aspecto com o tempo.
Além do formato, a escolha dos tipos de perfil também influencia no resultado final. Contudo, esse aspecto se refere à altura do seio em relação ao tórax e ele pode ser baixo, moderado, alto ou extra alto. Vamos conhecer a diferença entre eles:
As medidas do tórax da paciente, o gosto do paciente, além do posicionamento e formato da prótese influencia na escolha do tamanho da prótese de silicone. Assim, tórax grandes suportam maiores volumes, enquanto grandes volumes podem comprometer a estabilidade e alinhamento corporal de tórax pequenos.
Um teste que pode ser feito para determinar o tamanho da prótese é provar diferentes próteses com sutiã. O cirurgião plástico poderá orientar e ajudar na escolha da prótese de silicone junto com você.
Geralmente, a colocação do implante de silicone pode ser realizada basicamente através de três vias de acesso:
Cada uma destas vias de acesso tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser discutidas cuidadosamente entre médico e paciente.
Segue algumas recomendações para uma boa recuperação:
Siga estas e outras recomendações do seu cirurgião plástico para evitar riscos a sua saúde no processo pós-operatório da sua cirurgia com próteses de silicone, visando o sucesso do resultado final do procedimento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870