O facelift é uma técnica utilizada para rejuvenescer o rosto e proporcionar mais harmonia estética. Contudo, as pessoas que sofrem com os efeitos do tempo e tem hábitos ruins adotados ao longo da vida, podem ter a saúde da pele prejudicada. Portanto, esse procedimento pode ser muito benéfico para os pacientes que tem indicação para fazê-lo.
Sobretudo, o facelift pode ser uma escolha realmente efetiva. Pois, ele promove uma grande mudança no contorno fácil, além de resgatar a autoestima e a autoconfiança das pessoas.
Sobretudo, esta técnica é indicada para pacientes com envelhecimento facial ou flacidez excessiva no rosto.
Em geral, o procedimento é indicado para:
Comumente, a técnica é recomendada para pessoas após os 40 anos.
Entretanto, é importante que o paciente esteja em boas condições de saúde. Sendo assim, é feita uma anamnese completa com exames pré-operatórios de rotina. O médico deve avaliar não só o estado geral de saúde do paciente, mas também qualquer condição específica de saúde.
O facelift é feito por meio de cortes que permitem com que o cirurgião plástico tracione a pele, remodelando os tecidos subjacentes abaixo dela. Contudo, eles são posicionados para adicionar volume em áreas depressivas, reposicionando a musculatura do rosto.
Entretanto, a incisão pode ser feita em partes diversas do rosto como:
Sobretudo, no geral, uma segunda incisão, abaixo do queixo, poderá ser necessária para aperfeiçoar o aspecto de envelhecimento no pescoço.
Comumente, as suturas ou adesivos de pele são utilizados para fechar os cortes. As linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e da orelha.
O procedimento é feito com anestesia local e sedação, mas alguns casos podem requerer anestesia geral. Contudo, apenas o médico anestesista poderá fazer esta avaliação.
Normalmente é necessário um dia de internação antes do lifting facial. Após a cirurgia é colocada uma bandagem em volta da face para minimizar o edema (inchaço) e os hematomas, que são comuns neste tipo de cirurgia. Mas, a pessoa usa esse curativo por entre um e dois dias aproximadamente, de acordo com a indicação do cirurgião. Geralmente, o local fica inchado e é indicado colocar compressas de gelo. Também são prescritos anestésicos.
Sobretudo, no pós-operatório é comum aparecem os sintomas abaixo:
Evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros.
No geral, os três primeiros dias devem ser de relativo repouso, inclusive evitando baixar a cabeça e fazer movimentos bruscos.
O cirurgião plástico, no momento adequado indicará a drenagem linfática.
Também não se deve fazer nenhum esforço físico por duas semanas e evitar exercícios intensos por quatro semanas. Evite também o sol direto por aproximadamente três meses e sempre use filtro solar com fator de proteção maior ou igual a 30.
Sobretudo, o paciente deve evitar deitar sob a cirurgia. Entretanto é preciso ter boa alimentação para ajudar o processo de cicatrização e beber bastante líquido.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870